Nova exposição mostra relação entre animais e seres humanos no Museu da Gravura

04/06/2022


Exposição fica em cartaz até 5 de agosto



Domésticos, urbanos, selvagens, animais de formas variadas estão habitando temporariamente as paredes do Museu da Gravura, no Solar do Barão. Bichos Vizinhos, a nova exposição do espaço, reúne obras de sete artistas e mostra aspectos do animal na natureza e também no cotidiano dentro de casa.


O trabalho também traz uma intervenção de Jozé Roberto da Silva em uma parede. O artista usa a figura do animal em tamanho natural para questionar algumas posições sociais, usando pregos para realizar o desenho.


A exposição fica em cartaz até 5 de agosto. Com entrada gratuita e livre, pode ser visitada de terça a sexta-feira (9 às 12h e das 14 às 18h), e sábado, domingo e feriados (12h às 18h).


Pandemia e perda


Bichos Vizinhos é um projeto idealizado pelo artista e biólogo Dalton Reynaud, quando era orientador de desenho no Museu da Gravura. A chegada da pandemia paralisou os trabalhos dos artistas.


Em julho de 2021, Dalton faleceu, vítima da covid-19. “Foi um baque para nós. Conversamos com a equipe, e achamos que seria legal continuar a ideia dele, já que é um projeto que ele investiu tanto tempo”, comenta Lahir Ramos, curadora da exposição.


A maioria dos trabalhos foi feita pelos artistas em suas casas. Lahir explica que cada artista trabalhou de forma independente, e esse processo resultou em uma pluralidade nas obras.


“Cada um pode apreciar a pesquisa de cada artista, já que cada uma tem sua peculiaridade. A gente está perto dos bichos, mas quando olha uma imagem que mostra um aspecto diferente dele, isso pode ser provocativo”, disse a artista.


Os trabalhos expostos em Bichos Vizinhos são de autoria de Dalton Reynaud (in memoriam), Jéssica Luz, Jozé Roberto da Silva, Juliana Leonor Kudlinski, Luciano Ogura, Maria Lucia de Julio e Vinícius Buzzatto.


Serviço:

Exposição Bichos Vizinhos

Data: de 3 de junho a 5 de agosto de 2022

Visitação: de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14 às 18h

Sábado, domingo e feriados, das 12h às 18h

Museu da Gravura Cidade de Curitiba - Solar do Barão (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533 - Centro)

Grátis


Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

Últimas Notícias