08/10/2024
Os ganhadores são dos EUA e Reino Unido

Os cientistas John Hopfield e Geoffrey Hinton são os ganhadores do Nobel 2024 em Física, anunciou a Academia Real das Ciências da Suécia nesta terça-feira (8).
Eles dividirão o prêmio que totaliza 11 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 5,8 milhões). Hopfield é norte-americano e Hinton, britânico.
A dupla levou o Nobel por suas "descobertas e invenções fundamentais que permitem o aprendizado de máquina (machine learning, em inglês) com redes neurais artificiais".
Essas redes são essenciais para o desenvolvimento da inteligência artificial (IA), permitindo que computadores realizem tarefas complexas de maneira similar ao cérebro humano.
"Embora os computadores não possam pensar, as máquinas agora podem imitar funções como memória e aprendizado. Os laureados do Prêmio Nobel de Física de 2024 ajudaram a tornar isso possível", afirmou o comitê do prêmio, em uma publicação.
No ano passado, o prêmio de Física foi para três cientistas com estudos que exploraram o mundo dos elétrons. Desde 1901, mais de 200 pessoas foram laureadas. A distinção científica só não foi concedida em seis ocasiões: em 1916, 1931, 1934, 1940, 1941 e 1942.
Até 2023, no entanto, das 224 pessoas agraciadas com o Nobel em Física, apenas 5 eram mulheres. Entre elas, a cientista polonesa Marie Curie, a primeira mulher a ganhar o prêmio.
Os vencedores
Ambos os laureados dividem igualmente o prêmio, recebendo metade cada um pelo impacto de suas contribuições no campo da IA.
Geoffrey Hinton nasceu em 6 de dezembro de 1947, em Londres, Reino Unido. Ele é pesquisador vinculado à Universidade de Toronto (Canadá) e atuou como consultor no Google. Em 2023, ele pediu demissão da empresa e alertou sobre os riscos da IA para a humanidade.
Commentaires