Natal de Curitiba gera quase dois mil empregos temporários

05/01/2022


Segundo levantamento preliminar do Instituto Municipal de Turismo, número é de atrações da Prefeitura



O Natal de Curitiba - Luz dos Pinhais 2021, além de encantar curitibanos e turistas, também integra o esforço do município para acelerar a retomada econômica da capital. Segundo levantamento preliminar do Instituto Municipal de Turismo, apenas com as atrações da Prefeitura, patrocinadores e parceiros foram gerados 1.826 empregos temporários diretos durante a programação natalina que se encerra no domingo (9/1).


Como o levantamento não contempla a maioria das atrações privadas, o número de empregos temporários gerados com a temporada natalina de Curitiba vai ultrapassar as duas mil vagas previstas no início dos eventos em novembro.


"Com a programação, que teve ópera, circuito natalinos drive-thru, balé, caravanas, autos e outras experiências que ainda continuam até o dia 9 de janeiro, como decoração, balão e carrossel, fortalecemos a rede de economia criativa da cidade ao criar oportunidade de emprego e renda para artistas, artesãos, cenógrafos, figurinistas, maquiadores, carregadores, monitores e mão de obra especializada, como técnicos de luz e som”, destaca o prefeito Rafel Greca.


Do total de empregos temporários criados com a programação, Prefeitura, Fundação Cultural de Curitiba, Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC) e Instituto Municipal de Turismo foram responsáveis pela contratação de 787 profissionais, sendo 229 atores, atrizes, cantores e instrumentistas e 558 profissionais para os bastidores das produções.


O ator Matheus Gimenez, que interpretou um dos anjos da Ópera da Cura no Memorial Paranista, conta que havia muita expectativa dos 22 atores e atrizes que participaram da atração. “Foi incrível o contato com o público que, no Natal, está com o espírito aberto para apreciar espetáculos como este que preparamos”, afirma.

Últimas Notícias