11/12/2024
Temporais têm atingido o estado desde sexta-feira
![](https://static.wixstatic.com/media/ab590b_f9ecabaf1de0427182e2e4bf6f117ddc~mv2.jpg/v1/fill/w_524,h_329,al_c,q_80,enc_auto/ab590b_f9ecabaf1de0427182e2e4bf6f117ddc~mv2.jpg)
O número de pessoas prejudicadas pelas fortes chuvas dobrou no Paraná em cerca de seis horas. De 22.399, passou para 44.856 afetados, segundo relatório divulgado no fim da tarde de terça-feira (10) pela Defesa Civil.
O boletim também informa que 418 pessoas ficaram desalojadas e 156 ficaram desabrigadas. Pelo menos 697 casas foram danificadas e quatro foram destruídas por deslizamentos.
Cerca de 40 municípios do Paraná já foram atingidos pelas chuvas, conforme os dados divulgados pela Defesa Civil.
Diversas estradas estão tendo bloqueios e desabamentos e deslizamentos estão sendo registrados em rodovias e áreas residenciais.
A passarela das Cataratas do Iguaçu, cartão postal do estado, precisou ser fechada como medida de segurança na manhã desta terça-feira (10). O volume de água aumentou cinco vezes após a intensidade das chuvas.
Os níveis dos rios estão sendo monitorados nas cidades que possuem históricos recentes de grandes inundações, como União da Vitória, São Mateus do Sul e Rio Negro, e também nos municípios que são cortados ou rodeados por cursos de água.
Em União da Vitória e São Mateus do Sul, por exemplo, em quatro dias (de sexta a segunda-feira) choveu o equivalente a 85% da média histórica para todo o mês de dezembro, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). As cidades registraram cerca de 137 mm de precipitação acumulada no período - e a média histórica é de 160 mm nos dois locais.
O nível do Rio Ivaí também aumentou e a ponte que dá acesso à cidade de Mirador, no noroeste do estado, ficou submersa pela água. Um barco precisou ser disponibilizado pela prefeitura da cidade para transporte dos moradores.
Yorumlar