Mutirão da dengue vai percorrer três bairros no início de julho
- JORNALE
- 30 de jun.
- 2 min de leitura
30/06/2025
Curitiba sem Mosquito estará nos bairros Tatuquara, Atuba e Santa Cândida

O mês de julho começa com três mutirões do Curitiba sem Mosquito nos bairros Tatuquara, Atuba e Santa Cândida. Os agentes de endemias da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vão percorrer as três regiões orientando a população sobre os materiais que podem ser descartados para evitar focos do mosquito da dengue. Nos dias marcados, agentes da Secretaria do Meio Ambiente (SMMA) passam recolhendo os objetos inservíveis colocados nas calçadas.
A partir de agora, o intervalo entre a visita dos agentes às residências e o recolhimento de resíduos é maior, visando orientar os cidadãos sobre o horário correto de descarte e evitar que sejam depositados materiais fora do horário de recolhimento.
“Muitas vezes os moradores só lembravam de colocar o material inservível na calçada quando viam o caminhão do meio ambiente passando. Para agilizar o trabalho e não deixar entulhos espalhados, precisamos da cooperação da comunidade”, explica a coordenadora do programa municipal de controle do Aedes, Tatiana Faraco.
A partir de agora, os agentes avisam a comunidade por dois dias seguidos e a data do recolhimento tem um intervalo maior para ajudar na organização do mutirão.
Tatuquara
Nestas terça (1/7) e quarta (2/7), os agentes da SMS percorrem a região da Unidade de Saúde Moradias da Ordem, no Tatuquara, orientando os moradores sobre os riscos da dengue e a necessidade de eliminar materiais que acumulam água e podem se tornar criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Na sexta-feira (4/7), os caminhões da SMMA recolhem os materiais descartados nos 21 quarteirões da região. O trabalho começa logo cedo, por volta das 7h30 e termina quando não há mais entulhos nos pontos demarcados.
Atuba
No bairro Atuba, na região do Distrito Sanitário Boa Vista, a área do mutirão é da Unidade de Saúde Vila Esperança. A visita domiciliar será realizada na quinta (3/7) e sexta-feira (4/7). O recolhimento está marcado para a semana seguinte, na terça-feira (8/7). Serão 16 quarteirões percorridos pelos caminhões do Meio Ambiente durante o dia.
Santa Cândida
Também no Distrito Sanitário Boa Vista, o bairro Santa Cândida vai receber o mutirão Curitiba sem Mosquito na próxima semana. Os agentes de endemias percorrem a área de 16 quarteirões no entorno da US Santa Cândida na quinta (10/7) e sexta-feira (11/7). Na quarta-feira da semana seguinte, 16 de julho, será a vez dos agentes da SMMA fazerem sua parte com o recolhimento do material descartado pelos moradores.
“Dependendo do volume de material descartado, o trabalho pode ser encerrado até o final da manhã. Por isso é importante que os moradores se organizem para depositar o que não é mais útil em casa no dia anterior”, orienta Tatiana Faraco.
Comments