top of page

Museus, Gibiteca e oficinas mudam de local para a reforma do Solar do Barão

  • 14 de out. de 2025
  • 3 min de leitura

14/10/2025



Com a licitação das obras de restauro e modernização do Complexo Cultural Solar do Barão, anunciadas pelo prefeito Eduardo Pimentel, a Fundação Cultural de Curitiba iniciou a transferência gradual das atividades realizadas no local. A partir desta terça-feira (14/10), o Solar ficará fechado para visitação, mantendo apenas os cursos no local. Até o fim do ano, os três blocos do complexo cultural devem estar vazios para início das obras.


O Solar do Barão abriga o Museu da Gravura, os Ateliês de Gravura, o Museu da Fotografia, o Centro de Documentação e Pesquisa Guido Viaro, a Gibiteca e o Núcleo de Ópera Comunitário, além de setores técnicos, como o de montagem de exposições, e o Núcleo de Ação Educativa. Veja AQUI os locais para onde serão remanejados.


Ateliês


As atividades programadas dos cursos da Gibiteca, dos ateliês de gravura, além das aulas e oficinas de fotografia serão mantidas até novembro. Em 2026, os ateliês serão remanejados para o Solar da Cultura, União Paranaense de Estudante (UPE) e Escola de Patrimônio.


Núcleo de Ópera


Os ensaios do Núcleo de Ópera Comunitário de Curitiba também continuam no Solar do Barão até o fim de novembro. Um novo local está sendo avaliado para abrigar a atividade.


Exposições


As exposições dos Museus da Gravura e da Fotografia já foram transferidas para o Memorial de Curitiba, a menos de 800 metros, que passa a sediar temporariamente a programação expositiva desses espaços.


Gibiteca


A Gibiteca de Curitiba, outro importante equipamento cultural do complexo do Solar do Barão, está de mudança para um casarão histórico na Rua São Francisco, 326, no Largo da Ordem, em frente à Casa da Memória.

“Estamos remanejando as exposições e atividades para outros espaços culturais da cidade, de modo a assegurar a continuidade da programação artística e educativa durante o período das obras, que devem durar cerca de dois anos”, explica o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marino Galvão Júnior.

A obra, conduzida pela Secretaria Municipal de Obras Públicas, prevê a restauração e modernização completa da estrutura, com o objetivo de garantir melhores condições de funcionamento, segurança e acessibilidade para o público e para os profissionais que atuam no espaço.


As propostas da licitação para as obras serão abertas no próximo dia 21 de outubro. A expectativa é de que os trabalhos comecem no início do ano que vem e durem cerca de dois anos.


PRO Curitiba


As obras de reforma do Solar do Barão fazem parte do PRO Curitiba, o maior programa de investimentos da história da capital, com R$ 6 bilhões destinados a melhorias que transformam o dia a dia dos curitibanos.


 

Novos locais


Museu da Fotografia e Museu da GravuraExposições no Memorial de Curitiba: R. Dr. Claudino dos Santos, 79 - São Francisco

GibitecaCasarão amarelo: Rua São Francisco, 326 – Largo da Ordem (em frente à Casa da Memória)*Em mudança: biblioteca de gibis, acervo, exposições e cursos

Ateliês de GravuraSerigrafiaUnião Paranaense dos Estudantes: R. Presidente Carlos Cavalcanti, 1.157 - São Francisco

Litografia, calcogravura, gravura em metal, xilogravura e linoleogravuraSolar da Cultura: R. Dr. Claudino dos Santos, 142 - São Francisco

Prática com Cores e Desenho de ObservaçãoEscola de Patrimônio: R. Kellers, 63 - São Francisco

*A partir de 2026. Até novembro continuam sendo realizados no Solar do Barão

Ação EducativaUnião Paranaense dos Estudantes: R. Presidente Carlos Cavalcanti, 1.157 - São Francisco

Ensaios do Núcleo de Ópera Comunitária Permanecem no Solar até novembro. Um novo local está sendo avaliado para as atividades em 2026

Centro de Documentação e Pesquisa Museu Municipal de Arte (MuMA): Av. República Argentina, 3.430 – Portão Cultural

Contato pelos endereços eletrônicos:Gibiteca (gibitecadecuritiba@curitiba.pr.gov.br)Ação Educativa (educativa@curitiba.pr.gov.br)Museu da Gravura (museudagravura@curitiba.pr.gov.br)Museu da Fotografia (museudafotografia@curitiba.pr.gov.br)

 

 

Foto: Cido Marques/FCC


 
 
 

Comentários


Últimas Notícias

bottom of page