Museus do Estado são opção de passeio cultural no feriado da Semana Santa

14/04/2022


Inúmeras exposições estão em cartaz nos equipamentos públicos, muitas com visitação gratuita



Os museus do Estado, concentrados na Capital, irão abrir no feriado da Sexta-Feira Santa ao Domingo de Páscoa (15 e 17), sendo uma ótima opção de passeio e turismo cultural. Inúmeras exposições estão em cartaz nos equipamentos públicos, muitas com visitação gratuita.


O Museu Oscar Niemeyer (MON), maior museu de arte da América Latina, estará aberto normalmente ao público. O horário de funcionamento é das 10h às 18h, sendo o último horário de acesso às 17h.


A MON Loja também abrirá nesses dias, seguindo o horário de funcionamento do museu. Nela, o visitante encontra presentes, peças de design assinadas, livros de arte e livros infantis, além de catálogos e souvenirs de exposições de arte com a marca do Museu Oscar Niemeyer. O MON Café segue o horário de funcionamento das 9h às 19h.


Várias exposições estão em cartaz atualmente no MON. São elas: “O Labirinto da Luz”; “África, Expressões Artísticas de um Continente”; “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses – Segunda Edição”; “O Mundo Mágico dos Ningyos”; “Lados Lados”; “Afinidades”; “Da Vinci Experience”; “Espaço Niemeyer”; “Cones” e obras do Pátio das Esculturas.


Os ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada para professores e estudantes com identificação; doadores de sangue; pessoas com deficiência; titulares da ID Jovem; pessoas com câncer com documento comprobatório). Menores de 12 anos, maiores de 60 anos, jornalistas, taxistas credenciados à URBS, membros da Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná (Apap) e membros do International Council of Museums (Icom) têm direito a entrada gratuita, mediante apresentação de documento que comprove a condição.


Eles podem ser adquiridos online ou diretamente na bilheteria, sem a necessidade de fazer agendamento prévio.


O Museu da Imagem e do Som (MIS-PR), o Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA) e o Museu Paranaense (MUPA), todos com entrada gratuita, também abrirão na sexta e no domingo. O Museu do Expedicionário fecha na Sexta-Feira. Assim como o MON, todos fecham na segunda, tradicionalmente dia de manutenção dessas instituições.


Para quem planeja o passeio gratuito, não faltam atrações. No MIS-PR três exposições que agradam a todas as idades estão em cartaz: “Fragmentos Teatro de Bonecos Dada”, “Sala de Estar Interativa Anos 80/90” e “Diálogos com o Tempo”, essa última com audiodescrição.


No Museu Alfredo Andersen, além do rico acervo do pai da pintura paranaense, o visitante pode conferir a mostra “Dois Tempos, um mesmo Olhar” do artista Alexandre Frangioni, além da escultura cibernética cyber ilex, produção conjunta entre o artista curitibano Jack Holmer e o argentino Franco Palioff, que trabalha com artes digitais.


Já a visita ao Museu Paranaense (Mupa) pode levar em consideração o passeio a inúmeras salas expositivas que exploram e dialogam com o rico acervo do museu. Destaque para “Curitiba – Símbolos em Questão”, “Eu Memória, Eu Floresta: História Oculta”, “Ephemera Perpetua” e ainda duas obras do artista paranaense Marcelo Moscheta que integram o Programa Público do museu.


Uma dica é conhecer o manuscrito jesuíta raro encontrado em 1703 na Igreja de São Francisco em Curitiba. O documento está em posse da Biblioteca de Manguinhos da Fiocruz e fica em exposição na Sala Lange de Morretes até o dia 08 de maio.


Outra opção é passear pela área externa usando o Web App “Jardim do Mupa”, que pode ser acessado gratuitamente por meio do QR Code localizado no jardim do museu. O App traz informações sobre as plantas, as abelhas e as esculturas do local, por meio de conteúdos exclusivos que relacionam as áreas de Botânica e Entomologia com as disciplinas de pesquisa do Mupa.


Em tempos de conflito mundial, conhecer a memória da Segunda Guerra Mundial pode ser bastante ilustrativo para crianças e adultos. O Museu do Expedicionário tem um rico acervo que registra a participação do Brasil no conflito. São documentos, fotografias, filmes, mapas, ilustrações da época e materiais bélicos. A praça onde está o museu abriga carro de combate M3 Stuart e um avião de caça P-47D Thunderbolt.


A Biblioteca Pública do Paraná fecha a partir de quinta-feira (14), voltando às atividades normais na segunda-feira (18), às 8h30. O Centro Juvenil de Artes Plásticas não terá expediente na Sexta-Feira Santa.


Para saber mais sobre as instituições sob gestão da Secretaria estadual da Comunicação Social e da Cultura, acesse o Circuito Cultural.


Serviço:


MON e MAC* – Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico


MUPA – Rua Kellers, 289 – São Francisco


MCAA – Rua Mateus Leme, 336 – Centro


MIS-PR – Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro


MEX – Rua Comendador Macedo, 655 (Praça do Expedicionário) – Alto da XV


O MAC funciona temporariamente no Museu Oscar Niemeyer


Foto: Kraw Penas/SECC



Últimas Notícias