Municípios mineiros do Lago de Furnas debatem potencial turístico

06/02/2021


Encontro discutiu ações para desenvolver o turismo nas águas da região, que contempla diversas cidades do estado


Cachoeira da Capivara, em Capitólio (MG). Crédito: Câmara Municipal de Capitólio

Representantes do Ministério do Turismo e da Associação dos Municípios do Lago de Furnas (ALAGO), de Minas Gerais, se reuniram nesta semana em Brasília para debater ações que promovam o turismo na região. Liderado pelo coordenador-geral de Mobilidade e Conectividade Turística do MTur, Higor Guerra, a equipe da Pasta foi apresentada ao potencial turístico das águas do “mar de Minas”, como é conhecido pelos mineiros. O lago de Furnas é o maior em extensão de água do estado e um dos maiores lagos artificiais do planeta.


Segundo Guerra, o encontro foi positivo para apresentar as diversas possibilidades de trabalho pelo desenvolvimento do setor no atrativo. “O Brasil possui um grande potencial de exploração sustentável de seus recursos hídricos e, nessa linha, o turismo náutico é prioridade na agenda do Ministério. Temos em curso um Grupo de Trabalho do Turismo pelas Águas e queremos reunir boas iniciativas sobre o assunto. Ontem, nos foram apresentados os potenciais turísticos em Minas Gerais por meio da utilização das águas do Lago de Furnas e outras regiões”, disse.


O coordenador de Ativos Naturais do Ministério do Turismo, João Pita, destacou a importância e a potencialidade da região. “O Lago de Furnas possui um grande potencial para se tornar mais um destino turístico de excelência em Minas Gerais. Ainda temos muito o que fazer, mas os benefícios que o alcance do potencial do Lago de Furnas pode gerar justificam todos os nossos esforços”, finalizou.


Fundada na década de 60 para produzir energia elétrica, a represa de Furnas mudou a vida dos habitantes às margens do lago. Com quatro vezes o volume de água da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, e uma área de 5,4 mil quilômetros, o lago é alimentado por nascentes e rios de águas cristalinas, que abrangem 34 municípios. Entre os principais atrativos estão os cânions em Capitólio (MG) e as cachoeiras Lagoa Azul, Cascatinha e da Ilha.


Fonte: MTur

Publicidade

Últimas Notícias

1 de Março de 2021

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

   CONTATO:

         E-mail: redacao@jornale.com.br

         CEL: (41) 9.9978-9956

Editorias

Editais Certificados

Siga Jornale

  • Pinterest
  • Tumblr Jornale