03/03/2025
Cerimônia de entrega foi exibida na fachada do Cine Passeio

Cinco mil pessoas, aproximadamente, se reuniram na noite deste domingo (2/3) em frente ao Cine Passeio para celebrar a conquista do Brasil no Oscar 2025. Com gritos de "Brasil, Brasil, Brasil", vuvuzelas e bandeiras, o público acompanhou a premiação em um evento ao ar livre promovido pela Prefeitura de Curitiba, que transmitiu toda a cerimônia na fachada do cinema de rua.
Quando Ainda Estou Aqui foi anunciado como Melhor Filme Internacional, a emoção tomou conta da multidão, tornando a noite quente de carnaval ainda mais especial para os torcedores do cinema nacional. Este é o primeiro Oscar do Brasil, e em uma categoria importante. Melhor Filme Internacional premia longa-metragens produzidos fora dos Estados Unidos e com diálogos em uma língua não inglesa. Tradicionalmente são os europeus quem conquistam essa categoria.
“Esse cinema de rua é um presente que a Prefeitura de Curitiba deu para a população. Essa transmissão é algo ímpar, maravilhoso, e Deus nos deu essa noite incrível. Estou muito emocionada de estar aqui, com 74 anos, para aplaudir Fernanda Torres, Walter Salles e o cinema brasileiro”, disse Auta Resende, jornalista aposentada.
O filme dirigido por Walter Salles concorreu em três categorias: Melhor Filme Internacional, Melhor Filme e Melhor Atriz, com Fernanda Torres no papel de Eunice Paiva, protagonista da história. A expectativa era grande e na torcida estavam o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marino Galvão Junior, a presidente do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), Juliana Midori, e o superintende da Secretaria Municipal de Comunicação Social e coordenador da Curitiba Film Comission, Gabriel Lopes Assunção.
“O cinema nacional entrou para a história e Curitiba também, como uma das capitais a celebrar com a população essa conquista tão importante e tão significativa para arte brasileira. O evento foi lindo, organizado e o público abraçou o Brasil e o cinema da cidade é quem mais ganha”, destacou Marino.
Comments