top of page

Mulheres do FAS para Elas conhecem de perto a rotina de um hotel

  • admjornale
  • há 2 minutos
  • 2 min de leitura

02/12/2025


ree

Mulheres que participam do projeto FAS para Elas, desenvolvido pela Fundação de Ação Social (FAS) para fortalecer a empregabilidade do público feminino, visitaram nesta terça-feira (2/12) o Transamerica Executive Curitiba Batel para conhecer de perto o funcionamento de um hotel. Mais três visitas de outros grupos de mulheres estão programadas para acontecer a diferentes hotéis até o dia 12 de dezembro.


O projeto FAS para Elas busca promover a superação das vulnerabilidades sociais das famílias atendidas ao estimular o desenvolvimento pessoal e profissional das mulheres, o despertar de habilidades e a construção de novos projetos de vida.


A visita faz parte de uma ação que vem sendo desenvolvida pela FAS em parceria com a empresa B2B, responsável por uma plataforma de gestão e controle de contratações na hotelaria. Antes das visitas, 50 mulheres assistiram a palestra sobre empregabilidade feminina no setor, realizada em 11 de novembro, no auditório do Mercado de Orgânicos do Mercado Municipal.


Taciana de França Alves, gerente da FAS, explicou que a parceria com a B2B tem como objetivo ampliar as oportunidades de trabalho para as participantes do projeto. “Queremos mostrar as possibilidades e qualificar as mulheres para preencherem vagas no setor hoteleiro da cidade”, disse.


Visita aos ambientes


No Transamerica Executive, as mulheres assistiram a uma apresentação sobre o hotel, que integra uma rede administradora multimarcas, que reúne 180 hotéis no Brasil, cinco deles em Curitiba. Em seguida, conheceram diferentes ambientes da unidade, como quartos, restaurante, academia e área de eventos.


“O setor hoteleiro funciona 24 horas e possui equipes que trabalham em escalas. É uma área que oferta muitas oportunidades e sempre tem vagas em aberto para pessoas que desejam trabalhar em várias funções”, explicou o gerente comercial do hotel, Roberto Frare. Ele destacou ainda a necessidade de dedicação e flexibilidade por conta da característica do setor.

A visita foi acompanhada pela sócia-proprietária da B2B, Cris Vicentini.


Curiosidade


Atendida no Centro de Referência Santa Felicidade, Marisa Vieira dos Santos, 53 anos, participou da visita com esperança. “Sempre tive curiosidade e vontade de trabalhar em hotel. Espero ter a sorte de conseguir uma vaga, principalmente de camareira”, afirmou.


Desempregada há dois anos, ela já trabalhou como cuidadora de idosos, mas preferiu deixar a área.


Josélia de Fátima dos Santos, 43 anos, entrou no FAS para Elas este ano e visitou o hotel para entender como funciona o trabalho no setor. “Quero ver como é, os horários”, contou. Mãe de dois filhos, ela também se animou com o interesse da filha de 23 anos em entrar na área. “Se der, eu já inscrevo ela também para uma vaga”, comentou.


Curitiba e a Região Metropolitana contam atualmente com 172 hotéis de todas as categorias e quase 200 vagas abertas no setor.


Criado em 2021, o FAS para Elas já atendeu 293 mulheres, com idades entre 16 e 70 anos, com oferta de qualificação, fortalecimento da autoestima e incentivo à autonomia econômica.

 

 

Foto:Sandra Lima


 
 
 

Últimas Notícias

bottom of page