MTur e OMT irão desenvolver qualificação para setor turístico no Brasil

20/12/2020


O ano de 2020 marcou a expansão da qualificação gratuita de trabalhadores e gestores do setor



Fruto de uma aproximação do Ministério do Turismo com a Organização Mundial do Turismo (OMT), agência especializada das Nações Unidas para tratar do turismo global, a Secretaria Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo (SNDTur) articulou o uso, no Brasil, de materiais de capacitação elaborados pela OMT. Os conteúdos, voltados para a Educação a Distância (EaD), deverão ser traduzidos e adaptados à realidade do setor turístico brasileiro.


“Estamos avançando cada dia mais na promoção da capacitação dos trabalhadores e gestores do setor turístico no país. A aproximação do Brasil com a OMT nesta área de capacitação, integrando este grupo temático da organização, é inédita e esperamos colher bons frutos para avançarmos ainda mais em direção a uma qualificação universal e permanente”, destaca o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França.


Nesta semana, o Ministério do Turismo do Brasil e líderes de vários países do mundo participaram, de forma virtual, de uma reunião do Comitê de Formação Online da Organização Mundial do Turismo (OMT). Na pauta do encontro estava o compartilhamento de boas práticas relacionadas à capacitação de profissionais do setor entre os países para o desenvolvimento do turismo, além da eleição da nova diretoria do comitê, com a escolha de Ana Paula Pais, diretora do Departamento de Formação do Turismo de Portugal para presidir o grupo temático.


QUALIFICA + TURISMO – O ano de 2020 marcou a expansão da qualificação gratuita de trabalhadores e gestores do setor de turismo no país e o início do programa Qualifica + Turismo. A iniciativa, desenvolvida em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), busca identificar as principais necessidades de qualificação de cada rota turística estratégica do país e, desta forma, direcionar as capacitações para trabalhadores e gestores do setor.


Com isso, o Ministério do Turismo já abriu quatro cursos de capacitação para atender as reais demandas de quatro rotas turísticas estratégicas, incluídas no programa Investe Turismo: Corredor do Iguaçu, no Paraná; Belo Horizonte e Cidades Históricas de Minas, em Minas Gerais; “Teresina e Serra da Capivara”, no Piauí; e “Belém, Ilha do Marajó, Santarém e Alter do Chão”, no Pará. Todas as 30 rotas turísticas estratégicas do Investe Turismo serão contempladas com cursos de qualificação até o primeiro semestre do próximo ano.


OMT NO BRASIL – O Brasil foi escolhido para receber o primeiro escritório da Organização Mundial do Turismo das Américas. A iniciativa deve impulsionar o desenvolvimento do turismo em toda a região. O anúncio foi feito pelo secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, em visita ao Brasil no último mês.


Fonte: MTur

Publicidade

Últimas Notícias

banner_300x250_V2_01_vacina_portais.gif

25 de Janeiro de 2021

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

   CONTATO:

         E-mail: redacao@jornale.com.br

         CEL: (41) 9.9978-9956

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest
  • Tumblr Jornale