MTur conclui visita a cidades candidatas a sediar Wakalua no Brasil

27/02/2021


Equipe do MTur visitou Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu e Belo Horizonte nesta semana



O Ministério do Turismo visitou nesta semana mais três cidades que se candidataram para receber a sede do Wakalua no Brasil. Servidores da Secretaria Executiva vistoriaram as instalações de Rio de Janeiro (RJ), Foz do Iguaçu (PR) e Belo Horizonte (MG). Na semana passada, o MTur esteve em Salvador (BA), Maceió (AL) e Brasília (DF). A escolha da sede do hub global de inovação será feita o primeiro semestre de 2021.


Na quarta-feira (24.02), a comitiva do MTur, que contou com a presença de representantes do Wakalua, esteve em Foz do Iguaçu. A vistoria passou pelas Cataratas do Iguaçu, pelo Complexo Turístico Itaipu (CTI) e pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI), dentre outras agendas. Na parte da tarde, assistiram a uma apresentação da estrutura de turismo local e estiveram no espaço que poderá ser utilizado como estrutura provisória para uma possível instalação do Wakalua HUB.


Na quinta-feira (25.02), no Rio de Janeiro, a comitiva se reuniu com lideranças do turismo da cidade e visitou a Fábrica de Startups, uma aceleradora corporativa que desenvolve inovação para grandes empresas. Além disso, os servidores se reuniram com a Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro (Investe Rio). Em seguida, participaram de encontro no Centro de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), no Sebrae LAB, que é um espaço de estímulo à criatividade, à inovação, ao consumo de informações e à geração de novos conhecimentos.


Já nesta sexta-feira (26.02), os representantes do Ministério do Turismo estiveram em Belo Horizonte. Na capital mineira, foram recepcionados por integrantes do trade e conheceram a estrutura da sede da empresa Maxmilhas, onde já existe um hub de inovação. Os servidores participaram de um bate-papo com representantes do ecossistema de inovação local. Ainda em BH, houve agenda na sede do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), onde o MTur se reuniu com o Instituto Integrado de Desenvolvimento Econômico (INDI), que desenvolvem o Seed, programa de aceleração de startups do Governo de Minas Gerais.


WAKALUA - O Wakalua é um hub global que promove ações por meio de colaborações público-privadas em diversas regiões do mundo, envolvendo startups, investidores, corporações, governos, instituições não-governamentais e acadêmicos vinculados ao setor de turismo. O Wakalua tem como parceiros fundadores a Globalia, um dos maiores grupos de turismo da Espanha e da América Latina, e a Organização Mundial de Turismo (OMT), agência especializada da ONU que promove o turismo responsável, sustentável e universalmente acessível.


O Wakalua desenvolve programas para parceiros estratégicos em várias vertentes. Sua primeira iniciativa de grande abrangência foi a competição global de startups de turismo, a OMT Tourism Startup Competition, que já teve três edições realizadas.


Fonte: MTur

Últimas Notícias