Mostra Plural de Cinema LGBTQIA+ apresenta curtas inéditos

14/02/2022


Realizada pelo British Council e Sesc São Paulo, a mostra fica em cartaz de 18/02 a 20/03/22, na plataforma Sesc Digital


De 18 de fevereiro a 20 de março de 2022, o Sesc São Paulo e British Council realizam a Mostra Plural de Cinema LGBTQIA+, com seleção de 10 curtas-metragens do Reino Unido, que apresentam narrativas plurais, próprias de sociedades democráticas, constituídas por múltiplas formas de existência. Os filmes ficam disponíveis gratuitamente, por todo período da mostra, na plataforma Sesc Digital. Para assistir, acesse sescsp.org.br/mostraplural.


A Mostra Plural faz a diversidade sexual e de gênero emergir como lupa para a percepção de impasses de diferentes naturezas, como xenofobia, racismo, transfobia, homofobia, não-aceitação familiar etc. A programação traz obras que descrevem uma jornada pelo Reino Unido: de alastramentos urbanos a paisagens rurais, de coberturas luxuosas a conjuntos habitacionais deteriorados, de igrejas a boates e da opressão e vergonha à libertação, celebração e aceitação. Embora essa jornada não seja fácil, os filmes celebram o longo caminho percorrido, a distância que ainda temos adiante e a importância da liberdade, da inclusão e da garantia de direitos para pessoas LGBTQIA+ em todo o mundo.


Entre os destaques estão as ficções “Anêmona”, de Amrou Al-Kadhi, “Balada”, de Amelia Hashemi, e “Em Nenhum Lugar”, de Christopher Manning, coproduzido pelo Reino Unido e pela Palestina. Já os curtas-metragens documentais são “Linha Direta”, de Matt Houghton, “Os Homens que Falam Gayle”, de Andrew Brukman, coprodução de Reino Unido e África do Sul, e “Deixe Meu Corpo Falar”, de Madonna Adib, coproduzido por Reino Unido e Síria.


Plural é o programa do British Council que celebra a diversidade na criatividade. O objetivo é aumentar a visibilidade e a conscientização das artes e direitos LGBTQIA+, proporcionando um espaço seguro para discussão e promovendo oportunidades para artistas, públicos e organizações dentro e entre redes do Brasil, das Américas e do Reino Unido. A Mostra Plural é composta por filmes dos programas itinerantes Fresh Flare e More Films For Freedom.

Últimas Notícias