Mostra Literatura Paraná ocorre até o dia 23 de abril; veja a programação

09/04/2021


Evento literário segue no formato online com diversas atividades



Durante quatro semanas uma seleção de novos talentos da literatura nacional participa da Mostra Literatura Paraná, evento que promove oficinas, rodas de leitura, música, bate-papos e ações culturais com Giovana Madalosso, Mel Duarte, Otavio Linhares, Rogério Pereira, Ricardo Pozzo, entre outros, em formato inteiramente digital.


A Mostra Literatura Paraná acontece até o dia 23 de abril pelo Youtube www.youtube.com/c/MostraLiteraturaParaná e também pelo Instagram www.instagram.com/mostraliteraturaparana .


“O evento vai além dos nomes já conhecidos e traz vozes negras, periféricas e mirins. É a chance de o público ver muitos encontros a um clique de distância”, conta Giovana Madalosso, um dos principais nomes femininos da literatura nacional e que recentemente lançou “Suíte Tóquio”.


Em meio ao isolamento social imposto pela pandemia, realizar um evento literário no formato online foi um desafio abraçado por todos. Kenni Rogers, produtor cultural e criador da Mostra, encarou o desafio e adaptou toda a estrutura do evento no ambiente digital para que ele não deixasse de acontecer.


“No início foi assustador pensar em como transpor uma Mostra de literatura para a internet. Foi inspirador ver todos os convidados dispostos e com ideias criativas e transformadoras para tornar todas as ações dinâmicas e inclusivas. O resultado veio e a Mostra está linda, com a mesma qualidade do formato off-line”, explica.


Para Otavio Linhares, um dos escritores participantes e autor de “O Cão Mentecapto” entre outros, a Mostra é uma luz em meio à escuridão. “O valor sociocultural da Mostra é inestimável, o formato digital manteve uma qualidade fantástica”, diz.


Outro grande talento da literatura nacional, Rogério Pereira afirma que, mais do que uma Mostra, o evento literário é um ato de generosidade. “É um evento que foge do centro, da literatura para iniciados. Vai para além do lugar-comum, atrás do leitor, tenta abraçá-lo e entregar-lhe um livro, uma história, uma oportunidade. É uma fagulha que pode criar um belo e necessário incêndio na cabeça dos leitores”, afirma.


Ricardo Pozzo, escritor que também integra a Mostra Literatura Paraná, também destaca a pluralidade. “A inclusão de artistas da periferia consegue levar a arte e a literatura para um público que muitas vezes está alienado a essa produção”, destaca. Para Mel Duarte, a Mostra também é uma ferramenta de união em meio a pandemia. “Eu acredito muito em eventos como a Mostra para ajudarem a gente a enfrentar esse isolamento social. A falta do contato com as pessoas presencialmente me fez entender o quanto isso era combustível para o meu trabalho e encontros como esse ajudam a lembrar que não estamos sós e que a nossa arte continua fortalecendo muita gente”, finaliza.


CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:


09 de abril

12h - Poeta Gabriela

16h - Rodrigo Zin

20h - Bate-papo com Mel Duarte

Mediação: Kenni Rogers

Duelo de MCs: Onyx e Naju MC

Mestre de cerimônia Mano Caio

DJ Abu

Arte da folhinha: Cisco 1420


12 de abril


Intervenções de grafitti na Comunidade Vila Torres com Elo, Gustas, Seth e Toska01


13 de abril


Vídeo clipe arte sobre serigrafia com Luiz Crika


14 de abril


Vídeo clipe arte sobre teatro de animação com material reciclável com Iury Pietreski


15 de abril


Vídeo clipe arte sobre grafitti com Elo, Gustas, Seth e Toska01


16 de abril


Mostra final das intervenções de grafitti na Comunidade Vila Torres


19 a 23 de abril


Oficina de formação de leitores para professores da rede pública, com Kenni Rogers

Últimas Notícias