Morre em Curitiba o médico Matheos Chomatas
- JORNALE
- 12 de dez. de 2020
- 1 min de leitura
12/12/2020
Ele foi o profissional que implantou o serviço do SAMU

O prefeito Rafael Greca decretou luto oficial pelo falecimento do médico Matheos Chomatas, ocorrido nesta sexta-feira (11/12), em Curitiba. O corpo foi velado neste sábado (12/12), entre às 11h e às 13h, nas capelas 1 e 2 do Cemitério Parque Iguaçu, onde também acontecerá o sepultamento. O prefeito e, especialmente, os profissionais das equipes da Secretaria Municipal da Saúde lamentaram a morte do médico, em decorrência de complicações provocadas por um câncer.
Doutor Matheos, como era conhecido pelos colegas, deixou um legado importante na saúde pública de Curitiba e do Paraná. Ele foi responsável pela implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) na capital paranaense e desempenhou funções importantes na Secretaria Municipal da Saúde.
Implantou o SAMU
Para Greca, o Doutor Matheos era um dos pilares do SUS curitibano. "Com imensa tristeza decretamos luto na cidade de Curitiba pela passagem à eternidade de nosso colega de tantos anos desta Prefeitura, um dos pilares do SUS Curitibano, o médico Matheos Chomatas. Implantou o SAMU em Curitiba e, por muitos anos, foi nosso Diretor de Urgência”, disse em Greca.
Atualmente, Doutor Matheus era assessor de gabinete da secretária Márcia Huçulak.
Atendia a todos
O prefeito destacou a dedicação especial que Matheos Chomatas prestava à saúde pública. “Sempre atuante e preocupado em dar respostas rápidas aos usuários. Atendia a todos, não tinha hora ou dia da semana. Representava a Secretaria Municipal da Saúde no Comitê de Justiça, atuando junto à nossa Procuradoria do Município, ouvido por juízes e promotores de Justiça pelo seu saber e profundo conhecimento do SUS”, pontuou Greca.
Comments