Moradores de Rua terão almoço especial de Natal

23/12/2020


Refeições serão servidas nesta quinta-feira, na praça Rui Barbosa



O Movimento Nacional de População de Rua (MNPR) com apoio do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios (SINTCOM-PR) vai servir um almoço especial aos moradores de rua de Curitiba, na véspera do Natal. As refeições serão servidas nesta quinta-feira (24), das 13h às 15h, na praça Rui Barbosa. A distribuição também conta com o apoio das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo – Arquidiocese de Curitiba.


Desde o início da pandemia do coronavírus, em março, o MNPR tem preparado e servido cerca de 350 marmitas por dia. No dia 24, serão servidas 500 marmitas. O cardápio terá macarronada, frango assado e legumes, além de refrigerante e sorvete. Também serão doados kits de higiene pessoal às mulheres em situação de rua, que inclui calcinha, papel higiênico e absorventes.


As marmitas são preparadas por voluntários, a maioria composta de ex-moradores de rua. Os alimentos são higienizados e cozidos em um espaço improvisado na sede do SINTCOM-PR, transformado em cozinha comunitária. Os ingredientes são doados por algumas entidades e organizações sociais, mas têm sido insuficientes.


O coordenador do MNPR no Paraná e também conselheiro nacional de Direitos Humanos, Leonildo José Monteiro Filho, contou que em meados de março serviam 150 marmitas, mas a demanda por alimentação foi crescendo durante a pandemia. Eles fazem entregas em praças, embaixo de viadutos e ruas de maior concentração da população mais vulnerável.


“Como o município de Curitiba não garante essa alimentação, nem mesmo nesse momento de pandemia, essas pessoas estão abandonadas, sem água para consumo e sem comida, então acabamos formando essa cozinha comunitária. Só que a fila aumenta muito a cada dia e dói ver que mais da metade fica de estômago vazio quando as marmitas acabam”, contou.


O diretor do SINTCOM-PR, Edson Rosa, relatou que é assustador o aumento de pessoas que engrossam a fila para receber a marmita. “Quando começamos a ajudar na distribuição, eram praticamente os mesmos rostos, todos os dias. De repente, vimos a fila dobrar a cada semana, com mulheres, crianças e idosos na fila. A gente enxerga neles a cara da fome e isso é estarrecedor”, afirmou.


SERVIÇO:

Almoço especial de Natal aos moradores de rua, em Curitiba

Quarta-feira (24 de dezembro)

Das 13h às 15h

Praça Rui Barbosa, Centro


A campanha para as refeições aos moradores de rua de Curitiba vai continuar em 2021.

Como ajudar:

Eles precisam de doação de arroz, feijão, óleo, gás, embalagens descartáveis (vasilhames com tampa para marmita e colheres plásticas), proteínas (carnes e ovos) e copos de água mineral.

Onde entregar as doações:

Sede do SINTCOM-PR, em Curitiba. Rua Engenheiro Rebouças, 1595. Bairro Rebouças. De segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

Via depósito bancário na conta:

Caixa Econômica: Conta 00021628-4 - Operação 013 - Agência 0373 - CPF 29578569807. Leonildo José Monteiro Filho

Últimas Notícias