Mesmo fora da Caixa, Pedro Guimarães pode receber R$ 56 mil mensais
- JORNALE
- 1 de jul. de 2022
- 1 min de leitura
01/07/2022
Estatuto do banco estatal prevê remuneração compensatória

Ainda que tenha renunciado ao cargo de presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães pode seguir recebendo seu salário - de R$ 56 mil mensais - durante a chamada 'quarentena para Diretoria', prevista no estatuto do banco estatal, informa a GloboNews nesta sexta-feira, 1ª.
O artigo 32 do estatuto estabelece a possibilidade de compensação "no valor equivalente ao honorário mensal da função que ocupava" durante o período estipulado para a quarentena.
Nessa modalidade, os membros da diretoria executiva ficam impedidos de realizar o exercício de suas funções tanto na administração pública quanto na privada, sob a penalidade da suspensão da compensação.
A configuração desse impedimento, porém, depende de prévia manifestação da Comissão de Ética Pública da Presidência da República.
A jornalista Andréia Sadi, da TV Globo, conversou com ex-membros do conselho que informaram que a quarentena não é um benefício, mas uma privação, uma vez que o diretor afastado pode permanecer meses sem poder trabalhar em outro lugar.
O caso de Pedro Guimarães, porém, tem particularidades. Pode haver entendimento de que a remuneração seja suspensa após análise dos custos para indenizar vítimas ou, então, por pedido de ação popular ou do Ministério Público.
תגובות