25/08/2023
Programa serve refeições gratuitas para pessoas em vulnerabilidade social
Neste sábado (26/8), o Instituto Haroldo Jacobovicz, associação de direito privado, sem fins lucrativos, será responsável pelo almoço em um dos pontos do Mesa Solidária, programa da Prefeitura de Curitiba que serve refeições gratuitas para pessoas em vulnerabilidade social.
Pelo segundo ano consecutivo, voluntários do Instituto, incluindo colaboradores das empresas Arlequim Technologies e Sisteplan, vão distribuir 150 lanches Big Mac da rede McDonald's, acompanhados de refrigerantes e brigadeiro. A refeição será servida no Mesa Solidária da Escola de Segurança Alimentar Patrícia Casillo, sob o Viaduto do Capanema, no Jardim Botânico.
Além da ação no restaurante do Mesa Solidária, o Instituto Haroldo Jacobovicz vai distribuir lanches em outras instituições. Serão distribuídos 700 tickets do McDia Feliz.
A iniciativa faz parte da 39ª edição do McDia Feliz, evento promovido pelo Instituto Ronald McDonald. Neste dia, toda a arrecadação com a venda do sanduíche Big Mac é destinada a iniciativas de tratamento contra o câncer infantojuvenil. Em Curitiba, os recursos arrecadados são destinados ao Hospital Erastinho.
Mesa Solidária
O Mesa Solidária é uma ação conjunta de órgãos da Prefeitura, como Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), Fundação de Ação Social (FAS) e Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, que cedem locais e apoio logístico, com entidades parceiras (instituições religiosas, ONGs e movimentos de ajuda às pessoas em situação de rua), que adquirem, preparam e servem os alimentos.
O programa completou três anos de existência em dezembro de 2022, e, em março deste ano, alcançou o número de 1 milhão de refeições gratuitas servidas para pessoas em situação de vulnerabilidade em Curitiba.
São três pontos do Mesas Solidárias que oferecem, diariamente, 850 refeições gratuitas para pessoas em situação de rua e famílias carentes: Mesa Solidária Luz dos Pinhais (Centro), Escola de Segurança Alimentar Patrícia Casillo (Jardim Botânico/Centro) e Escola de Segurança Alimentar Dom Bosco (Campo do Santana).
Comments