Memorial idealizado por Greca se consolida como referência da cidade
- JORNALE
- 12 de ago. de 2021
- 2 min de leitura
12/08/2021
O principal destaque é um Jardim de Esculturas, que homenageia João Turim

Inaugurado em maio deste ano, o Memorial Paranista vem se consolidando rapidamente como novo ponto de convívio social, cultura e turismo de Curitiba – mesmo com as restrições impostas pela pandemia de covid-19.
O espaço idealizado e implementado pelo prefeito Rafael Greca no Parque São Lourenço tem com o principal destaque um Jardim de Esculturas, que homenageia João Turim, o paranaense que é um dos principais nomes da história das artes plásticas do Brasil.
São 13 obras de grande escala, expostas ao ar livre, num espaço considerado o maior jardim do gênero no país.
No total, são 100 obras de Turin – entre esculturas, bustos e baixos-relevos – expostas também num ambiente interno, que inclui uma fundição de metal (para confecção de peças).
Desde que foi inaugurado, o Memorial atraiu quase 13 mil pessoas – isso sem contar as pessoas que visitaram só a parte externa do espaço, para a qual não é preciso fazer o agendamento. Trata-se de um belo movimento para um espaço cultural.
Destaque internacional
A iniciativa de Greca ganhou destaque na imprensa internacional especializada em arte, com reportagens em duas revistas eletrônicas.
A alemã ArtConnect destacou o amplo espaço (8 mil metros quadrados) e mostrou a trajetória do artista que ajudou a construir a identidade regional do estado por meio de uma arte recheada de símbolos locais como pinheiros, pinhões e erva-mate.
Já a inglesa The Art Newspaper, que tem escritórios em várias cidades do mundo. A revista apontou que, além da questão cultural, o local vai encoraja “o turismo e o desenvolvimento sustentável, com valorização da fauna e da flora brasileiras – temas recorrentes ao trabalho de Turin”.
Projeto grande
O Memorial fez parte de uma ampla reforça no Parque São Lourenço.
O espaço cultural é constituído pelo Jardim das Esculturas e por três edificações interligadas por uma galeria com cobertura de vidro.
De um lado estão os acessos para o Teatro Cleon Jacques e para as duas salas de exposições, e de outro, o novo Ateliê de Esculturas, o Liceu das Artes e a loja #CuritibaSuaLinda, com produtos de artistas, designers e artesãos curitibanos.
Comments