top of page

Maíra Lour apresenta leitura dramática audiovisual “Insensatez”

14/05/2021


Interpretação terá estreia online e gratuita às 20h do dia 26 de maio



A leitura dramática em formato audiovisual “Insensatez”, novo projeto autoral de Maíra Lour em parceria com a Flutua Produções, estreia dia 26 de maio (quarta-feira), às 20h, via Youtube. Os ingressos são gratuitos, basta se cadastrar via Sympla para receber o link: sympla.com.br/flutuaproducoes


Maíra Lour, que assina o texto e a direção do espetáculo, contracena com a atriz Ailén Scandurra. A obra é fruto de uma residência artística realizada pelo Programa Iberescena em Buenos Aires no ano de 2017 — quando Maíra investigou a vida e a obra das poetisas Ana Cristina César e Alejandra Pizarnik — e dialoga com questões de vida e morte e a fragilidade do corpo.


Ao misturar leitura dramática e audiovisual, Maíra aposta no texto como criador de imagens, e na intensidade que suas palavras imprimem no espectador somadas à versatilidade de cenas que o audiovisual proporciona. A empreitada foi totalmente pensada, organizada e pré-produzida de forma remota e online, e então gravada seguindo todos os protocolos de saúde exigidos pelas autoridades sanitárias.


Mesmo com o desejo de retornar o quanto antes às salas de ensaio e aos teatros, Maíra vê com otimismo o alcance online que a obra passa a ter dentro dessa realidade: “A leitura online pode atravessar fronteiras com bastante facilidade e encontrar diferentes públicos. Vejo um futuro virtual promissor para essa obra e também idealizo a montagem cênica do texto”, completa a artista.


Como parte do projeto, Maíra também realizou a Oficina “Corpo-Poesia” gratuita e online para 15 pessoas, dentre estudantes das artes cênicas, artistas de teatro, dança e dramaturgos(as), nos dias 04 e 05 de maio. O projeto conta com o incentivo da Lei Aldir Blanc via Programa de Apoio e Incentivo à Cultura - Fundação Cultural de Curitiba, da Prefeitura Municipal de Curitiba e do Ministério do Turismo, e realização da Flutua Produções.


Sobre Maíra Lour

Maíra Lour é diretora teatral, dramaturga e arte educadora. Diretora da Súbita Companhia de Teatro, colaboradora e orientadora do núcleo IMP de pesquisa em dança – Investigação do Movimento Particular e idealizadora do Plataforma - Espaço de Investigação Artística. Artista profundamente interessada pela intersecção entre teatro, dança e literatura. Dedica-se à pesquisa de autoras mulheres latino-americanas; mulheres diretoras de teatro, procedimentos de direção cênica; dramaturgia contemporânea; estudos do corpo dramático-poético e modos colaborativos de criação e produção.



SERVIÇO

Estreia online e gratuita da leitura dramática INSENSATEZ

Online via Youtube

Data estreia: 26 de maio (quarta-feira), às 20h

Inscreva-se gratuitamente para receber o link da estreia e ser lembrado: www.sympla.com.br/flutuaproducoes



FICHA TÉCNICA

Direção e dramaturgia: Maíra Lour

Elenco: Ailén Scandurra e Maíra Lour

Assistente de direção: Dafne Viola

Direção de produção: Gilmar Kaminski

Assistente de produção: Luana Camargo

Direção de fotografia e pós-produção: Eli Firmeza

Som direto, desenho de som e trilha sonora: Álvaro Antonio

Direção de arte: Guenia Lemos

Assistente de direção de arte: Vilson Kurz

Iluminação: Lucri Reggiani

Técnica de montagem de iluminação: Taynara Siqueira

Figurinos: Isbella Brasileiro

Projeto gráfico: Pablito Kucarz

Comunicação: Luísa Bonin e Thays Cristine - Platea Comunicação e Arte

Realização: Flutua Produções

Apoio: Pé no Palco, Alfaiataria e Padaria América

Últimas Notícias

bottom of page