27/12/2024
Será a 1ª mulher a presidir um clube de futebol de Curitiba
A advogada Marianna Libano, da chapa Coxa Eternamente, entrou para a história do futebol paranaense nesta sexta-feira (27) ao ser eleita à presidência do Coritiba para o triênio 2025/2027. Pela primeira vez uma mulher vai dirigir um clube de futebol profissional de Curitiba. Com 2.411 votos, o equivalente a 78% do total, Marianna derrotou o publicitário Junior Zarur, da chapa Coritiba Independente, que teve 623 (20%). No total, 3.089 sócios votaram.
Uma das primeiras tarefas de Marianna, que tem 34 anos e é associada do Coritiba desde 2010, é a indicação de um nome para a sociedade anônima do futebol (SAF), que é controlada pela Treecorp Investimentos, que detém 90% das ações da Coxa S/A e determina medidas que envolvem futebol, patrimônio e pagamento de dívidas do clube. O atual representante coxa-branca na SAF é o ex-presidente Vilson Ribeiro de Andrade.
Entrevistada pela CBN, antes da eleição, Marianna falou sobre o pequeno percentual da diretoria do Coritiba (10%) na tomada de decisões, com o novo modelo.
A eleita vai tomar posse no próximo dia 6, substituindo Jamil Ibrahim Tawil Filho, atual presidente do conselho deliberativo e que, interinamente, acumula também a presidência do conselho administrativo desde o fim do mandato de Glenn Stenger, em dezembro do ano passado.
Comments