12/04/2024
Secretaria de Educação havia recolhido publicação para análise em março

Exemplares do livro "O avesso da pele", do escritor Jeferson Tenório, devem retornar aos colégios públicos do Paraná até o fim do mês de abril, de acordo com a Secretaria Estadual de Educação (Seed).
O livro foi recolhido dos colégios que ofertam o Ensino Médio no início de março, após determinação da própria secretaria. Em nota, a secretaria informou que "a obra encontra-se em processo de análise e orientações".
A publicação de 2020 narra a história de Pedro, que teve o pai assassinado em uma abordagem policial. Em março, quando os livros foram recolhidos, a Seed disse que considerava a temática da obra como "importante", mas explicou que a revisão foi necessária porque, em determinados trechos, "o texto tem expressões, jargões e descrições de cenas inadequadas para menores de 18 anos".
O racismo é um dos temas abordados no livro, que venceu o Prêmio Jabuti em 2021, considerado o mais importante da literatura brasileira.
"O avesso da pele" integra o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), do Ministério da Educação (MEC), que compra e distribui livros didáticos para escolas públicas no Brasil.
Comments