16/08/2024
Segundo a empresa, no começo da concessão o km 40 sofreu novos deslizamentos
As obras no km 40 da BR-277 foram finalizadas pela EPR Litoral Pioneiro, que administra as rodovias entre Curitiba e o Litoral do Paraná. A empresa assumiu os trabalhos neste ano, mas o problema na região era antigo. Desde o fim de 2022 foram registrados deslizamentos na região. Obras emergenciais chegaram a ser feitas pelo Governo do Estado e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), mas não sanaram o problema.
Segundo a empresa, no começo da concessão o km 40 sofreu novos deslizamentos, antes mesmo da assinatura do contrato, e causou bloqueio de duas faixas da rodovia. Foi necessária a atuação em diferentes fases do projeto e cerca de R$3 milhões para solucionar o problema, segundo Marcos Moreira, diretor Presidente da EPR Litoral Pioneiro.
No detalhamento da obra, a EPR informou que a encosta possui uma inclinação de quase 90 graus e foi necessário a utilização de 100 metros cúbicos de concreto, o equivalente a 20 caminhões betoneiras. Além disso, telas em metal foram inseridas em toda a região, com 100 grampos fixados nas rochas. A escada de controle de vazão de águas tem 60 metros de altura, quase 100 degraus, e outros 43 metros de canaletas.
Conforme os estudos da empresa, o problema que teria dado origem aos desmoronamentos está ligado, principalmente, a má conservação dos equipamentos de drenagem do solo.
Com doze equipamentos de monitoramento instalados ao longo da Serra do Mar, a EPR Litoral Pioneiro revela que vai adotar sistemas de prevenção, como os bloqueios que têm ocorrido em caso de fortes chuvas, para evitar acidentes relacionados a encostas instáveis.
Um contêiner instalado no trecho do km 40 para prevenir riscos durante a obra deve ser retirado nos próximos dias, com a liberação total da intervenção.
Opmerkingen