26/04/2024
Punição foi pelas ofensas ao árbitro e à CBF no jogo contra o Palmeiras em 2023
O dono da SAF Botafogo, John Textor, foi suspenso por 45 dias e multado em R$ 100 mil pelo tribunal pleno do STJD por conta das ofensas proferidas na derrota para o Palmeiras, em 2023. Por já ter cumprido uma parte no ano passado, o norte-americano terá, de fato, 17 dias de punição.
O veredito foi estabelecido por maioria dos auditores. Essa decisão foi tomada em última instância, portanto não cabe recurso. O americano já cumpriu 28 dias e tem mais 17 para completar a pena.
Textor foi denunciado três vezes no artigo 243-F (ofensa à honra) e uma no 258-B (invadir local destinado à equipe de arbitragem ou o local da partida). Com isso, ele é enquadrado no artigo 184 (quando o agente pratica duas ou mais infrações, acumulam-se as penas).
Foram 30 dias no 243-F, com multa de R$ 100mil, e mais 15 no 258. Duas das denúncias no 243-F foram agrupadas. Somadas as punições máximas, o americano poderia ser suspenso por até 360 dias.
Esse é apenas um dos casos que correm no tribunal contra o americano. Ele ainda foi denunciado por não apresentar as provas de manipulação de resultados que afirmou ter. Esse foi pautado para a 1ª comissão disciplinar, mas, por outro pedido de auditor do STJD, foi adiado e ainda não tem data para ser julgado em primeira instância.
O terceiro processo é referente a fala de Textor dizendo que jogadores manipularam resultados em jogos do Palmeiras contra o São Paulo e Fortaleza nos últimos anos. Esse está em fase de inquérito. Os clubes envolvidos entraram com Medida Inominada e Notícia de Infração contra o dirigente americano do Botafogo.
Comments