Presidente dos EUA autorizou fechamento temporário da fronteira com o México e deportação pontual de imigrantes
04/06/2024
Em uma guinada agressiva na sua política migratória, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta terça-feira (4) uma série de normas para barrar a chegada de imigrantes na fronteira com o México.
Uma dessas ações permitirá a Biden fechar temporariamente a fronteira. Outra autoriza policiais a expulsar do país pessoas que cruzem a fronteira sem nem sequer receber seus pedidos de asilo – o Estatuto dos Refugiados da ONU, do qual os EUA são signatários, determina que imigrantes que entrem de forma ilegal em um país têm direito a fazer esse pedido.
A medida, a mais radical dentro da política migratória de sua gestão até agora e as mais duras dos últimos governos democratas, é vista como uma tentativa de angariar mais votos de um eleitorado insatisfeito com os recordes recentes de entrada de imigrantes no país.
E foram anunciadas por meio de uma ordem executiva – uma espécie de decreto que só pode ser derrubado por vias judiciais. No início de sua gestão, o presidente dos EUA assinou uma ordem executiva reabrindo as fronteiras com o México, fechadas por Trump na época da pandemia, e congelando as deportações na época.
A ordem determina que:
Imigrantes que entrem ilegalmente serão expulsos – atualmente, quem chega de forma irregular nos EUA pode solicitar o visto de asilo e refúgio e obtê-lo se provar alguma perseguição ou fuga de uma situação de conflito;
Essa expulsão pode ser uma deportação de volta ao México ou até ao país de origem do imigrante;
A deportação também pode ocorrer dentro de dias ou até horas;
Haverá um limite diário de 2.500 pessoas permitidas entre as duas fronteiras, na área de solicitação e análise de pedidos de asilo.
As ações, segundo a Casa Branca, só entrarão em vigor "quando níveis elevados de chegadas na fronteira sul excedam a nossa capacidade" de receber o número de pessoas.
O governo Biden argumentou que o pacote "facilitará a imigração legal para remover aqueles sem base legal" para entrar no país.
Comments