top of page

Javier Milei é eleito presidente da Argentina

19/11/2023


Economista ultraliberal venceu atual ministro Sergio Massa



O economista ultraliberal Javier Milei, do partido A Liberdade Avança, venceu ontem a eleição para a Presidência da Argentina. Com 86% das urnas apuradas, Milei foi eleito com 55,95% dos votos. Com 44,04%, Sergio Massa, candidato da coligação governista e atual ministro da Economia, reconheceu a vitória de Milei em discurso.

A vitória de Milei foi uma virada, já que no primeiro turno Milei ficou em segundo lugar, atrás de Massa. Aos 52 anos, Milei será o 52º presidente do país e terá que enfrentar a pior crise econômica em décadas, com a maior inflação em mais de 30 anos, dois quintos da população vivendo na pobreza e forte desvalorização cambial. Desafios agravados por uma dívida externa bilionária e pela falta de reservas internacionais.

Durante a campanha, ele encampou propostas radicais para atacar esses problemas, como promover a dolarização da economia argentina e acabar com o Banco Central do país. Economista de formação, Milei se promove como um nome de fora da política tradicional que diz querer combater o que chama de “casta política” da Argentina.

Σχόλια


Últimas Notícias

bottom of page