Janela para troca de partido começa nesta quinta-feira

02/03/2022


Lideranças aguardam processo para definir futuros eleitorais



Começa nesta quinta-feira (3) uma das etapas do calendário eleitoral mais aguardadas por parlamentares e dirigentes de partidos políticos de todo o Brasil: a chamada janela partidária.

Entre 3 de março e 1º de abril de 2022, deputados federais e estaduais poderão trocar de legenda sem risco de perder o mandato e definir a sigla pela qual deverão disputar as eleições de outubro.

Para caciques de diversos partidos, a janela é vista como o “pontapé inicial” do ano eleitoral, pois é somente depois dela que todas as principais estratégias e alianças eleitorais serão de fato definidas.

“É a primeira eleição do ano. Seguida pelas convenções partidárias e pela campanha eleitoral em si”, resumiu à coluna o líder de um partido no Congresso Nacional, em reservado.

Partidos, como o União Brasil e o PL, serão profundamente afetados pela janela. O primeiro deverá perder boa parte dos bolsonaristas que foram filiados ao finado PSL.

Já o segundo deverá ser a nova casa dos aliados do presidente Jair Bolsonaro, que está filiado ao PL desde 30 de novembro de 2021. Deputados com mandato deverão ter prioridade para buscar a reeleição.

Últimas Notícias