top of page

Janaina Fellini e Thiago Duarte estreiam trabalho com single e videoclipe da música 'A Palo Seco'

10/08/2022



Belchior gravou A Palo Seco no seu álbum mais conhecido, Alucinação (1976). A composição foi inspirada no poema A Palo Seco, de João Cabral de Melo Neto, do livro Quaderna (1960). Belchior tem sua obra calcada em referências intelectuais traduzidas em apelos poéticos que dão conta de refletir a sociedade, a juventude, as questões sociais e políticas de seu tempo.



Um dos grandes pensadores contemporâneos do Brasil é Ailton Krenak. De acordo com ele, o futuro é construído a partir de referências do passado (recente ou distante). O que realizaremos daqui a alguns anos, está sendo construído em nós agora mesmo, por meio da maneira como nos relacionamos com a vida, com o que vemos do mundo, com as experiências cotidianas.


Desde 2020 convivendo com o processo pandêmico, que alterou o cotidiano da humanidade, qual será o futuro que estamos construindo agora? Quais são as bases introjetadas a partir desta experiência? Colocando essa perspectiva sob a lupa da música, quais narrativas estão se estabelecendo a partir desta realidade? Nesse sentido, as lentes que nos são oferecidas através da cultura, da educação e da arte, são disparadores fundamentais para o desenvolvimento da visão de um futuro instrumentado pelo tempo presente.


E é nessa linha do tempo que o projeto Duna Duo entra como um disparador de sonho, uma lembrança de que tivemos um passado - recente e também distante - muito produtivo na arte, de que temos um futuro a caminho, frutífero e poético, e que estes dois tempos dialogam entre si, como um ciclo presente e retroalimentado, impulsionados pelo tempo. O passado de amanhã é o presente de hoje, e a ponte para a criação de um futuro.


Ao propor diálogos entre o baixo e a voz, e entre faixas que conectam subjetividades poeticamente alinhadas em letras que dão conta de questões afetivas da época, mas que refletem muito bem o tempo presente, a proposta abre a possibilidade de um reconhecimento entre tempos, de um atravessamento de linguagens e da tradução de experiências que perpassam a música, a política e a cultura.


Spotify


Duna Duo


Duna Duo, é a junção dos universos da cantora Janaina Fellini e do contrabaixista Thiago Duarte, que trabalham releituras inéditas de clássicos da MPB na linguagem minimalista. O primeiro single da dupla, A Palo Seco, marca a estreia do trabalho de baixo e voz concebido pelos artistas.


Duna lembra-nos que porções de areia se movem a partir da ação do vento, mesmo sem querer. E assim também, a música de Belchior, se move da década de 70 até os dias atuais, como um retrato antigo e novo ao mesmo tempo, retratando uma realidade contemporânea bem brasileira.


Foto: Web Mota


Últimas Notícias

bottom of page