top of page

Irã promete vingança contra Israel após morte do líder do Hamas

  • Foto do escritor: JORNALE
    JORNALE
  • 1 de ago. de 2024
  • 1 min de leitura

01/08/2024


Morte de Haniyeh eleva temores de conflito regional



O Irã prometeu se vingar pela morte de Ismail Haniyeh, líder político do Hamas, que foi morto em um ataque aéreo noturno em Teerã, segundo a imprensa iraniana. O Hamas e seu principal financiador, o Irã, acusam Israel de ser responsável pelo ataque.


A morte de Haniyeh, ocorrida poucas horas após um ataque israelense contra um comandante do grupo Hezbollah no Líbano, aumenta as preocupações de um possível conflito mais amplo no Oriente Médio e pode atrasar os esforços para um cessar-fogo em Gaza, em cujas negociações Haniyeh tinha um papel importante.


Em um pronunciamento televisivo nesta quarta-feira (31/7), o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu não citou a morte de Haniyeh, mas afirmou que Israel deu "golpes esmagadores" no Hamas.


O Irã declarou três dias de luto pela morte de Haniyeh. O presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, afirmou que Israel "se arrependerá" da morte "covarde" de Haniyeh e disse que o Irã defenderá "sua integridade territorial e dignidade".


Haniyeh estava em Teerã para a cerimônia de posse de Pezeshkian, apesar de viver no Catar sob proteção intensa. O líder supremo do Irã, Ayatollah Ali Khamenei, afirmou que vingar a morte de Haniyeh é um "dever de Teerã" e que Israel, ao não assumir a responsabilidade pelo ataque, criou condições para uma "punição severa".

Comments


Últimas Notícias

bottom of page