top of page

Ipardes vai mensurar impactos do crédito do BRDE na economia da região Sul

  • Foto do escritor: JORNALE
    JORNALE
  • 3 de dez. de 2023
  • 2 min de leitura

03/12/2023


O trabalho vai analisar quais os efeitos dos financiamentos realizados



O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) assinaram nesta sexta-feira (1) um acordo de cooperação para um trabalho que vai mensurar os impactos do crédito ofertado pelo banco no setor produtivo da região Sul. O projeto é denominado Impactos Socioeconômicos das Contratações do BRDE nos Estados do Codesul. Integram o Conselho de Desenvolvimento do Sul o Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.


O ato de assinatura do acordo foi realizado na sede do BRDE em Curitiba pelos diretores do banco Wilson Bley Lipski e João Biral Junior e o presidente do Ipardes, Jorge Callado.


O trabalho vai analisar quais os efeitos dos financiamentos realizados pelo BRDE no Paraná e nos demais estados no mercado de trabalho, em ações ligadas à inovação, no desenvolvimento dos municípios, entre outros.


"Essa análise de cenários vai ampliar o acesso às transformações sociais que realizamos pelo crédito. É uma metodologia confiável. A parceria dará mais precisão ao processo, desde abertura do crédito até a concessão do financiamento e seus reais impactos sociais", disse Bley.


De acordo com Callado, o Ipardes usa metodologia matemática em modelo que revela como subsidiar a formulação de políticas públicas estaduais e prover a sociedade em geral de conhecimento sobre a realidade. "Trata-se de um método aprimorado pelo Iparde, que avalia todos os itens de produção e consumo, observando as questões intersetoriais econômicas, o que reflete na geração de emprego, renda e produção", detalhou.


O acordo tem prazo de seis meses, com a possibilidade de se estender por mais seis meses. A previsão é de que os primeiros resultados sejam divulgados até março.


Com essa primeira análise, o BRDE terá condições de avaliar quais medidas podem alavancar a captação de recursos de fontes nacionais

Comments


Últimas Notícias

bottom of page