07/01/2025
As obras estão concentradas neste momento na complementação da instalação do novo sistema de microdrenagem
Principal intervenção urbana da história do Litoral do Paraná, a revitalização da Orla de Matinhos fechou 2024 com 97% de conclusão. É o que aponta o boletim divulgado nesta terça-feira (07) pelo Instituto Água e Terra (IAT), autarquia vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest).
O levantamento é feito mensalmente em parceria com o Consórcio Sambaqui, grupo de empresas responsável pelas obras, vencedor da licitação pública.
A recuperação segue dentro do cronograma, com previsão de término para o fim de março. O investimento do Governo do Estado na revitalização é de R$ 354,4 milhões, já considerando atualização dos custos e adequação do projeto.
Com grande parte da revitalização finalizada, as obras estão concentradas neste momento na complementação da instalação do novo sistema de microdrenagem, que alcançou 94% em dezembro, e nos acabamentos finais da urbanização em Caiobá (97,5%) e demais balneários (90,4%).
Verão Maior Paraná: 1,6 mil pessoas já foram impactadas por ações ambientais
O sistema completo de drenagem terá impacto significativo na contenção de alagamentos e cheias derivados de fortes chuvas ou ressacas intensas em Matinhos, uma antiga reivindicação de moradores locais e turistas.
O conjunto funcionará da seguinte maneira: quando a chuva cair na cidade, a água escorrerá para as canaletas de microdrenagem localizadas ao lado das ruas, próximas às calçadas, e de lá escoará para o sistema de macrodrenagem (100% finalizado), composto por extensos canais sem tampa que conseguem transportar um grande volume por grandes distâncias, como o canal do Rio Matinhos, o da Avenida Paraná e o da Avenida Juscelino Kubitschek.
Depois de passar pela macrodrenagem, a água será lançada para o destino final, que será um dos corpos hídricos da cidade, como o mar, o Rio Matinhos ou os afluentes com o Rio Milome.
Comments