Inter 2 terá estações autossustentáveis

03/03/2022


A Prefeitura lançou o edital de licitação para as estações



As novas estações do Inter 2 serão pontos de conexão intermodal, de excelência na experiência do usuário e de operação remota inteligente. As premissas fazem parte das exigências do primeiro edital de obras do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba, lançado nesta quinta-feira (3/3) pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippuc) e Unidade Técnico-Administrativa de Gerenciamento (Utag). Trata-se da chamada Prisma Solar, o protótipo das outras 12 estações do Inter 2, que será instalada na atual Estação Agrárias, na Rua dos Funcionários, entre as ruas Menezes Dória e Recife, no Cabral.

Entre os requisitos previstos no edital internacional, estão soluções inteligentes de transporte, energia e outras tecnologias de ponta que promovam a integração com outros modais – carona solidária, bicicleta compartilhada – no esforço para reduzir o número de carros na cidade.

“Temos uma previsão de aumento de 30% no número de passageiros para o Inter 2. Os novos conceitos de arquitetura, acessibilidade, sustentabilidade ambiental e econômica devem absorver esse crescimento de usuários com conforto, segurança e sistemas de fácil manutenção dos equipamentos, incluindo custos reduzidos que impactam no cálculo da planilha tarifária”, explica o diretor técnico da Utag, Marcio Teixeira.

Últimas Notícias