Instituto Geração Soul leva práticas de diversidade para as empresas
- JORNALE
- 27 de abr. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 28 de abr. de 2021
27/04/2021
Mais de 71% das empresas não possuem uma política efetiva sobre diversidade

“Educar para incluir”, esse é o principal objetivo do Instituto Geração Soul (institutogeracaosoul.com.br), um projeto que surge em meio a um cenário onde mais de 71% das empresas não possuem uma política efetiva sobre diversidade e inclusão, segundo dados levantados pela pesquisa ‘O Cenário Brasileiro da Diversidade e Inclusão’, primeiro levantamento de práticas de D&I do tipo no país.
A ideia de criar o projeto veio da CEO Amanda Gomes, que depois de impactar a vida de mais de 10 mil pessoas em eventos de sensibilização no desenvolvimento de liderança feminina e certificar mais de 1.000 mulheres dentro e fora de grandes empresas. “Entendi que precisava ampliar a perspectiva de gênero para algo mais diverso, que englobasse também o desenvolvimento dos homens para compreenderem de verdade a necessidade da desconstrução de estereótipos na busca pela equidade de gênero e do exercício de uma liderança mais humana e positiva, bem como ampliar a discussão para recortes de raça, gerações, orientação sexual e pessoas portadoras de necessidades especiais”, afirma a empreendedora que para dar esse passo, se uniu com a Letícia Nascimento, hoje COO, e juntas fundaram o Instituto Geração Soul.
Através de treinamentos - workshops, palestras interativas ao vivo, videocasts e programas de liderança à distância ou presencial – a instituição estimula o pensamento crítico e prepara mulheres para assumirem posições de destaque na sociedade, desenvolvendo comportamentos mais inclusivos nas empresas, dialogando e sensibilizando homens, mentores e todos os colaboradores em prol da diversidade e inclusão. “A adoção de diversidade e inclusão nas empresas se apresenta como vantagem competitiva”, explica Letícia.
Metodologia
O Instituto Geração Soul utiliza uma metodologia que estabelece uma pauta progressiva para a empresa : sensibilizando de forma vivencial e prática todo o grupo de colaboradores para construir um ambiente educativo, acolhedor e engajado; envolver pesquisa específica para entender o momento atual e fazer periodicamente a mesma pesquisa para medir evolução; capacitar, investindo em programas de desenvolvimento de liderança, seja feminina ou liderança inclusiva; e mentorar, treinando mentores para exercer um papel mais estratégico e efetivo na promoção de mulheres e demais colaboradores.
Instituto Geração Soul chega ao exterior
Com apenas cinco meses de mercado, o Instituto Geração Soul já rompeu as fronteiras brasileiras: a startup asiática Lalamove (www.lalamove.com/brasil) escolheu o Instituto Geração Soul para ministrar um treinamento para seu time da América Latina. O treinamento foi ministrado totalmente online e aplicado no Brasil, para mais de 80 colaboradoras, com o objetivo de promover engajamento, estimular a autoconfiança, integração e participação ativa das participantes.
Demais programas de liderança
Além do Soul Delas, programa de liderança feminina focado na ascensão das mulheres para posições de liderança, o Instituto Geração Soul oferece mais três programas:
Soul Inclusão - Programa de liderança inclusiva focado no letramento sobre o tema, sensibilização, valorização da diversidade e estímulo para a redução de posturas carregadas de vieses que limitam a construção de um ambiente que valorize o crescimento das mulheres e colabores mais diversos no geral;
SouL Liderança Positiva - Um programa de desenvolvimento de liderança direcionado para os desafios na mudança de cultura e desconstrução de padrões antigos estimulando o resgate da liderança centrada no indivíduo e na prática da sua humanidade, construindo ambientes mais positivos, climas organizacionais mais humanizados e refletindo em resultados muito maiores para toda a organização. Soul Mentoria - Programa para a formação de profissionais que oferecem mentoria dentro das empresas com a finalidade de eliminar vieses, adequar a linguagem inclusiva e ensinar um método efetivo para o acompanhamento das sessões.
Sobre as fundadoras
Amanda Gomes – Além de CEO do Instituto Geração Soul, Amanda é cofundadora da primeira escola de liderança feminina no Brasil. Formada em Administração de Empresas, Pós-Graduada em Gestão de Varejo pela Fia USP, com MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral, possui mais de 20 anos de experiência no mundo corporativo, exercendo funções de alta liderança em grandes empresas. Amanda é, ainda, treinadora comportamental, mentora, coach de carreira e negócios e especialista em liderança feminina com mais de 10.000 mulheres impactadas na sua metodologia.
Letícia Nascimento - Atualmente está como COO do Instituto Geração Soul. Formada em Administração de empresas e em comunicação empática, possui mais de 20 anos de experiência com o tema de inclusão, consultoria comportamental, além de ser mentora de mulheres pelo projeto Empoderar na Softex e practitioner em programação neurolinguística pela Sociedade Brasileira de PNL. Letícia é, também, Autora do E-book “DISC - Construindo melhores relações”.
Kommentare