Instituto de Educação do Paraná comemora 145 anos com exposição virtual

13/04/2021


Escola fundada em 1876 tem 1,4 mil alunos e preserva parte da história da educação de Curitiba e do Paraná



O Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto completou 145 anos de história nesta segunda-feira, dia 12.


Para celebrar a data, as 11 turmas de Formação de Docentes da instituição promovem a exposição virtual “145 anos: Histórias, momentos e sonhos”, que reúne memórias da escola.


Durante esta semana, até sexta-feira (16), serão postados diariamente, no Instagram do curso de Formação de Docentes do colégio, imagens, vídeos, textos e áudios que contam história do Instituto. Todo o material é parte de uma pesquisa desenvolvida pelos estudantes e passou por uma curadoria dos professores.


Para criar a exposição multimídia, os estudantes pesquisaram materiais e fizeram entrevistas sobre temas como personalidades que passaram pela instituição, como Helena Kolody e Erasmo Pilotto, professores e funcionários mais antigos, educação inclusiva, publicações científicas que abordam o colégio, a arquitetura da instituição, uniformes e curiosidades.


A turma do estudante Vinicius Luiz Felix (18 anos), do 4º ano de Formação de Docentes, pesquisou sobre a Educação Especial, modalidade de ensino na qual o Instituto é referência. Para desenvolver o trabalho os alunos fizeram entrevistas com professores e ex-alunos.


“No Instituto de Educação, a inclusão é permanente; é algo que a escola sempre lutou para que acontecesse. E nada mais justo que a gente possa ressaltar isso”, diz Vinicius. “Como futuros professores, nós entendemos a importância da inclusão. Nossa sociedade precisa aprender mais sobre Libras, senão vamos continuar vivendo em um mundo de preconceitos”.


Veja mais informações sobre o Instituto de Educação do Paraná: http://institutoerasmopilotto.blogspot.com/p/museu-de-fotos.html


foto: Instituto de Educação do Paraná/SEED

Últimas Notícias