Inscrições para atuação na temporada terminam nesta quarta

08/12/2020


São 63 vagas para atendimento aos turistas nas praias e em parques estaduais



Estudantes de Turismo e Hotelaria que queiram enriquecer o conhecimento na prática podem se inscrever para atuar em atividades voltadas aos turistas durante a temporada de verão 2020/2021. As inscrições devem ser feitas até o fim do dia desta quarta-feira (09).


A Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo publicou no mês passado um edital para o credenciamento de 63 estudantes de Bacharelado em Turismo ou Hotelaria. Caberá a eles organizar e desenvolver atividades para os turistas nas praias do Litoral e nos parques estaduais.


O objetivo é levar saúde e entretenimento aos moradores e veranistas, além de fomentar o turismo e o desenvolvimento econômico da região. No ato da inscrição, os estudantes podem optar pelo local onde vão atuar.


São disponibilizadas vagas para as praias do Litoral no período de 4 a 31 de janeiro de 2021; na Ilha do Mel, de 18 de dezembro a 07 de fevereiro; ou nos parques estaduais Pico Marumbi, do Cerrado, do Guartelá, Vila Rica do Espírito Santo, Serra Baitaca, Rio das Onças, do Palmito, do Monge, Lago Azul, São Camilo, e Monumento Natural Salto São João, entre os dias 21 de dezembro a 01 de março.


De acordo com a técnica da Paraná Turismo, Isabella Tioqueta, os selecionados passarão por uma capacitação para dar melhor atendimento aos turistas. “Eles precisam saber qual é a função que devem exercer e também sobre o turismo no Paraná. A ideia é que, além de apresentar os atrativos locais, os colaboradores possam apresentar atrações turísticas de outras regiões, em uma abrangência das 14 regiões turísticas do Estado”, afirmou.


PARQUES ESTADUAIS – Neste ano, o trabalho com os turistas durante a temporada foi estendido aos parques estaduais. A decisão levou em conta uma pesquisa que levantou o direcionamento da retomada do setor no Estado. A pesquisa mostrou que tem ocorrido procura por áreas naturais, em ambientes abertos e sem aglomeração.


“Hoje o turismo de natureza é o que mais cresce no País e o trabalho nessas Unidades de Conservação se torna um importante campo de aprendizagem e profissionalização dos participantes. Além disso, é uma oportunidade para que o Estado consiga dar auxílio e orientação sobre o uso público desses espaços durante o maior fluxo de visitantes”, afirmou o diretor de Patrimônio Natural do Instituto Água e Terra (IAT), Rafael Andreguetto.


Os estudantes também serão os responsáveis por adotar práticas de sustentabilidade na execução das atividades, inclusive orientando o público-alvo.


ILHA DO MEL – Um dos destinos mais procurados por veranistas é a Ilha do Mel, que abriga uma estação ecológica de grande importância para o patrimônio do Paraná e também uma área de parque estadual.


O reforço de profissionais durante a temporada na Ilha do Mel é fundamental para a preservação do meio ambiente e a prevenção de crimes ambientais. “Os estudantes terão a oportunidade de estar em contato com um dos principais destinos ecológicos do país e do seu patrimônio histórico. Poderão ter contato direto com o turista, com o empreendedor em um destino extremamente importante para o desenvolvimento econômico regional e para o turismo do estado do Paraná”, afirmou Andreguetto.


Ao todo, 12 estudantes serão selecionados para atuar na Ilha do Mel. Além de receber diária, eles ficarão hospedados na Escola Estadual na praia de Encantadas.


BENEFÍCIOS – Conforme o Edital de Credenciamento nº 01/2020, a Secretaria Estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo vai custear as despesas de alimentação dos participantes (café da manhã, almoço, lanche e jantar). A hospedagem (alojamento) é garantida em determinados locais, conforme consta edital. Os selecionados atenderão os turistas de terça-feira a domingo, das 8h às 12h e das 15h às 19h.


Para os monitores foi considerada a carga horária de oito horas diárias, sendo adotado o valor da hora disposto no Decreto 5283/2020, de R$ 13,63, que resulta em um valor diário de R$ 109,04.


Publicidade

Últimas Notícias

1 de Março de 2021

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

   CONTATO:

         E-mail: redacao@jornale.com.br

         CEL: (41) 9.9978-9956

Editorias

Editais Certificados

Siga Jornale

  • Pinterest
  • Tumblr Jornale