08/11/2024
Encerram em 17 de novembro as inscrições para o curso “Saúde e Bem Viver: Cuidado Integral para a Saúde Mental”, ofertado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP). A finalidade é potencializar as ações desenvolvidas na Atenção Primária à Saúde (APS) e promover o bem-estar integral, sendo destinado para profissionais que atuam no SUS Paraná.
Inédita, a formação está em sua primeira edição, com previsão de início em dezembro de 2024 e término em junho de 2025. São 300 vagas para uma atualização direcionada aos profissionais de todos os municípios do Estado. O foco é o autocuidado e qualificação de equipes multiprofissionais (eMulti) e de Saúde da Família (eSF) no cuidado integral para a saúde mental, sob escopo das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics).
Com 120 horas, o curso será de forma híbrida, sendo 96 horas de Educação a Distância (EaD) e 24 horas com aulas presenciais, a serem realizadas em Curitiba. Os interessados devem fazer a inscrição para a seleção, preenchendo o formulário AQUI. Veja o Edital.
PRÁTICAS COMPLEMENTARES - As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics) são tratamentos terapêuticos que visam prevenir doenças, além de promover e recuperar a saúde. São baseadas em conhecimentos tradicionais e fazem parte das Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas (MTCI) da Organização Mundial da Saúde (OMS).
No Brasil, as PICS estão disponíveis gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2006. Os atendimentos são oferecidos na Atenção Básica e em outros níveis do sistema de saúde. Algumas práticas que fazem parte das PICS são acupuntura, yoga, massagem terapêutica, homeopatia, auriculoterapia, dentre outras.
Foto: SESA
Comentarios