Incentivo municipal ao esporte deve ultrapassar R$ 5 milhões em 2026
- 23 de out. de 2025
- 2 min de leitura
23/10/2025
O prefeito também confirmou que recursos remanescentes serão novamente investidos no programa

O prefeito Eduardo Pimentel lançou nesta quarta-feira (22/10), no Memorial de Curitiba, o Programa Municipal de Incentivo ao Esporte 2026. A Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) reuniu atletas, paratletas, técnicos, dirigentes e representantes de entidades esportivas da cidade que são beneficiados pelo programa.
Segundo o prefeito, a expectativa é que em 2026 o investimento ultrapasse R$ 5 milhões.
“A cada ano, temos o compromisso de aprimorar e aperfeiçoar nossos projetos. Buscamos otimizar a alocação de recursos e descentralizar as verbas municipais, para que cheguem de forma mais eficiente ao esporte e aos atletas”, disse o Eduardo Pimentel.
O prefeito também confirmou que recursos remanescentes serão novamente investidos no programa, como aconteceu em 2025. “Caso haja recursos remanescentes, investiremos no mesmo ano para fortalecer os projetos em andamento em nossa cidade. Este é um compromisso fundamental para demonstrar meu apoio. Meu objetivo é, a cada orçamento realizado, ampliar as opções de recursos que oferecemos e fortalecer as iniciativas esportivas”, conclui o prefeito.
Resultados
Durante a cerimônia, também foram apresentados os resultados do incentivo ao esporte em 2025. O programa incentiva 646 projetos esportivos e paradesportivos de atletas, técnicos e instituições. Os investimentos, provenientes da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte, somaram aproximadamente R$ 4,59 milhões, com recursos oriundos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de entidades civis sem fins lucrativos, conforme o Artigo 87 da Lei Municipal nº 40/2001.
Em 2025, são beneficiados 549 atletas e paratletas e 97 instituições voltadas ao desporto educacional, de rendimento e de participação, totalizando cerca de R$ 4,09 milhões. No paradesporto, 47 projetos de paratletas, 8 de técnicos e 10 de instituições receberam aproximadamente R$ 498 mil.
O repasse dos recursos seguiu deliberação da Comissão de Incentivo ao Esporte (CIE) e o acompanhamento dos projetos foi feito pelo Departamento de Incentivo ao Esporte da Smelj, que realizou 63 visitas presenciais em 2025, abrangendo mais de 65% dos beneficiários.
O secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Professor Euler, destacou o impacto social e esportivo do programa. Segundo o secretário, com o lançamento da nova edição do programa, a Prefeitura reforça o compromisso da Prefeitura com o desenvolvimento e a prática esportiva em todas as regiões da cidade, valorizando o desempenho e a inclusão pelo esporte.
“Aproveito a oportunidade para encorajar atletas, paratletas, técnicos e entidades a compartilharem informações sobre a Lei de Incentivo com outros, convidando-os a participar. A equipe do Departamento de Incentivo, com o apoio de todos, busca sempre a aprovação dos projetos, seguindo rigorosamente os critérios e a legislação vigente. O objetivo é ampliar o alcance da lei, beneficiando o maior número possível de pessoas”, disse Professor Euler.







Comentários