Grupo "Depois do Ensaio" estreia temporada on-line de novo espetáculo

30/04/2021


"Seu Miguel, Seu Miguel" é baseado na linguagem do teatro de formas animadas



Atores, bonecos, máscaras, luzes e sombras. É no diálogo entre esses diversos elementos que nasce “Seu Miguel, Seu Miguel”, nova montagem infanto-juvenil da premiada companhia carioca “Depois do Ensaio”, que estreia temporada online, dia 6 de maio, às 18h, seguido de bate-papo ao vivo com diretor e parte da equipe, às 19h. Com roteiro original de Thales Sauvo e direção de Marcio Nascimento, a peça (uma coprodução com o Paideia Artes), faz oito apresentações gratuitas em maio (6, 7, 8, 9, 13, 14, 15 e 16). Em cena, os atores Gaia Patrícia, Fabrício Neri, Tammy Caroline e Thales Sauvo se revezam para dar vida a história de amizade entre a menina Nina e o artesão seu Miguel, que acontece inesperadamente dentro de sua pequena loja de brinquedos.


Baseada na linguagem do Teatro de Formas Animadas, o espetáculo procura resgatar a sensibilidade dos processos artesanais muitas vezes perdida para a tecnologia e, com isso, incentivar o diálogo entre pais e filhos sobre a importância de olhar para o próximo. O projeto, que já vem sendo pensado desde 2019, marca a primeira parceria do grupo “Depois do Ensaio” com Marcio Nascimento que, além de diretor, é ator das premiadas companhias “Cia Pequod de Teatro de Animação” e “Artesanal Cia de Teatro”. “Desde que comecei a idealizar o projeto, já tínhamos o Marcio como diretor. Somos um grupo voltado para o trabalho do ator e, por ele também ser um artista bonequeiro, achamos que seria a pessoa perfeita para dar o tom que queríamos a essa montagem de poucas palavras, mas repleta de diálogos corporais e poéticos”, explica Thales.


Utilizando-se de máscaras, marionetes e um jogo especial de luzes e sombras, a peça conta a história do encontro entre Nina e Seu Miguel, um artesão, dono de uma antiga loja de brinquedos, que não consegue mais vender suas criações e vive dentro de seu próprio mundo. Um dia, ele recebe a visita inesperada de Nina, uma menina sorridente que está perdida de sua família e se abriga em sua loja encantada por sua vitrine. A partir daí, uma bonita relação começa a ser criada entre os dois. Enquanto Nina vai se apaixonando pelo ofício de Seu Miguel, ele, por sua vez, precisa enfrentar seus medos para ajudar a menina a encontrar seus responsáveis. “Seu Miguel é um personagem que representa a solidão, sentimento presente na vida de muitas pessoas, influenciadas pela falta de relações reais. A peça fala do cuidar do outro e principalmente de nós mesmos, abordando assuntos como amizade, companheirismo, amor e humanidade”, explica Thales.


A fim de aprimorar ainda mais o jogo de cena entre atores e todos os elementos cênicos presentes, os artistas receberam uma preparação corporal especial em mascaramento de Rodrigo Sangodare, que há mais de 10 anos desenvolve pesquisas com a linguagem. Já a manipulação das marionetes teve orientação de Júlia Barnabé, artista que já se apresentou em mais de 10 países utilizando-se desse tipo de linguagem. As canções e composições criadas para o espetáculo ajudam a dar o tom de fantasia e carinho na relação de amizade entre Seu Miguel e Nina. Ambos passam jornadas internas ao se encontrarem e são coloridos por uma trilha minimalista, que aponta o traço das palavras não ditas.


O cenário, um ambiente lúdico composto pelas criações de Seu Miguel, como brinquedos de madeira, bonecos de fio, entre outros, assume a dupla função de contextualizar aquela pequena realidade distante da cidade e, assim, estimular o imaginário das crianças. O figurino, repleto de detalhes, faz o público se perguntar o que de fato é criação do artesão, o que é artista em cena, e o que é cenário na composição.


Como se trata de um espetáculo online, a filmagem também foi pensada como uma linguagem própria para cativar a atenção do espectador. Serão usadas três câmeras com planos diferentes. “Nossa ideia é assumir mesmo áudio visual. Criar detalhes e movimentações de câmeras que enfatize a dramaticidade de cada cena”, explica Rodrigo Pinho, responsável pela gravação do espetáculo, que será feita no palco do Teatro Sesi, de Jacarepaguá, sem a presença de público.


Sobre a Cia Depois do Ensaio/Paideia Artes – o grupo “Depois do Ensaio” foi formado em 2012 por artistas de várias regiões do Rio de Janeiro que pretendem a democratização e circulação da arte teatral por vários espaços fora das localidades de mais privilégio. Já percorreu vários estados do Brasil com seus trabalhos, conquistando diversos prêmios e indicações em festivais. Também participou do Programa da Shell "Iniciativa Jovem-Conexões", recebendo o selo de "Empreendimento Sustentável ", justamente pelo impacto de sua ação social em diversas camadas da sociedade. Atualmente formado por Gaia Patrícia, Fabrício Neri, Tammy Caroline e Thales Sauvo, pesquisam o Teatro de Formas Animadas, linguagem que fundamenta o novo espetáculo. O grupo também é idealizador, produtor e curador, junto a Cia. Ih, Contei! do Anima Praça-Festival de Teatro de Formas Animadas, além de realizar oficinas e Mostras de Teatro Lambe-lambe em diversos espaços.


Localizado na Zona Norte do Rio de Janeiro, o PAIDEIA ARTES é um espaço de desenvolvimento artístico, que utiliza a arte como ferramenta de informação, cultura e formação social. Além de realizar produções artísticas, oferece cursos nas áreas das artes cênicas, dança, música e desenho para pessoas de todas as idades. O início de suas atividades foi em 2017, e teve como fundadores os membros da COMBI - Companhia Brasileira de Interpretação que contava na época com 17 anos de experiência no campo das artes cênicas. Atualmente o PAIDEIA ARTES abriga o Teatro Alternativo Almir Rodrigues, no qual a COMBI tem residência artística promovendo eventos culturais em linguagens diversas.


Ficha Técnica

Roteiro, Concepção e Criação das Formas Animadas: Thales Sauvo

Direção: Marcio Nascimento

Assistente de Direção: Gabrielly Vianna

Intérpretes Manipuladores: Fabricio Neri, Gaia Patricia, Tammy Caroline e Thales Sauvo

Orientação Teatro de Máscaras e Preparação de Corpo: Rodrigo Sàngódaré

Orientação Bonecos de Fio: Júlia Barnabé

Direção e Composição Musical: Fabricio Neri

Arranjador e Multi-instrumentista: Tavares

Figurino: Gilson Motta

Assistente de Figurino: Gaia Patricia

Costureira: Edvalda Moura

Cenário: Wan Olissant

Cenotécnico: Delcyr da Hora Ferreira

Adereços: Andreá Souza

Perucaria: Cleber de Oliveira

Assistente de Perucaria: Vitor Martinez

Iluminação: Ademir Lamego

Direção de Produção: Julio Venancio e Thales Sauvo

Produção Executiva: Juliana Gonçalves

Assistente de Produção: Naomi Savage

Realização: Grupo Depois do Ensaio e Paideia Artes


Últimas Notícias