Grupo criminoso suspeito de extrair diamantes, ouro e madeiras de Terras Indígenas é alvo da PF
- JORNALE
- 26 de mai. de 2023
- 1 min de leitura
26/05/2023
Pelo menos 20 acampamentos criminosos foram encontrados e R$ 5 milhões em bens apreendidos

Um grupo criminoso suspeito de extrair diamantes, ouro e madeiras da Terra Indígena Roosevelt e Parque Indígena Aripuanã foi alvo da Polícia Federal (PF) na quarta (24) e quinta-feira (26). Pelo menos 20 acampamentos foram encontrados e R$ 5 milhões em bens apreendidos.
A ação é organizada pelos órgãos envolvidos desde o início do ano. As investigações apontaram que o grupo utilizava um sistema clandestino de comunicação para avisar sobre fiscalizações ambientais ou presença de policiais na região, evitando flagrantes.
A Operação Oraculum, que durou dois dias, resultou em mais de 30 itens apreendidos ou destruídos e 20 acampamentos criminosos localizados pela PF nos principais pontos de desmatamento e atividade garimpeira dentro das Terras Indígenas. Entre eles:
Os integrantes do grupo podem responder por furto, receptação e associação criminosa, crimes ambientais, além da utilização de comunicação clandestina.
Cerca de 50 policiais participaram da operação, além de servidores do Ibama. O uso de um helicóptero da PF também foi necessário por conta da dificuldade de acesso aos locais alvos da ação.
Comments