19/11/2024
Prefeito também anunciou novas linhas de ônibus
A Linha Verde vai ganhar mais linhas de ônibus e integração metropolitana com a conclusão das estações-tubo Solar, no Bairro Alto, e Jardim Botânico, no bairro de mesmo nome, que foram entregues, nesta segunda-feira (18/11), pelo prefeito Rafael Greca e o vice-prefeito Eduardo Pimentel. Na ocasião, Greca e Eduardo percorreram, em um ônibus da linha 350-Fagundes Varela/Pinheirinho, o trecho entre o tubo da PUC e as duas novas estações.
A Estação Solar, no sentido Norte, fica no Bairro Alto, entre a Rua Moreno Roseira Penteado de Almeida e a Avenida Francisco M. Albizu, no trecho que vai do Viaduto Alberico Flores Bueno ao Conjunto Solar, entre a loja Daju e o Atacadão. A Estação Jardim Botânico, no sentido Sul, fica no bairro de mesmo nome na altura do número 8.300 da Linha Verde, no viaduto sobre as avenidas Prefeito Maurício Fruet e Presidente Affonso Camargo.
Com a entrega dos novos equipamentos, a linha 350-Fagundes Varela/Pinheirinho será ampliada e passa a se chamar 350-Solar/Pinheirinho. Também entra em operação a nova linha metropolitana S58 Roça Grande/Solar, que liga o bairro de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), à nova estação-tubo da Linha Verde. As mudanças entram em vigor a partir desta terça-feira (19/11).
“A ideia é colocarmos em operação, além da Solar e do Jardim Botânico, mais duas estações-tubo nos próximos 30 dias e inaugurar por completo o BRT na Linha Verde", disse Greca ao lado de Eduardo, eleito prefeito de Curitiba para a próxima gestão.
"Eu entrego o transporte coletivo para o novo prefeito, Eduardo Pimentel, que está aqui ao meu lado, com frota renovada, com a integração assegurada, com um conceito de mobilidade urbana. Assim como em outras grandes cidades do mundo, pensamos em Curitiba e a Região Metropolitana como um transporte só”, completou Greca. Ele estava acompanhado do presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, e o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues.
Eduardo Pimentel disse que a inauguração é mais um passo pela integração metropolitana e garantiu que vai continuar a investir neste modelo de mobilidade urbana, com tarifa única e justa. Também falou sobre o novo contrato de concessão do transporte coletivo, previsto para o segundo semestre do próximo ano, que vai possibilitar uma discussão ampla sobre o futuro do serviços na capital. “O BNDES já está fazendo a formatação do projeto e em fevereiro devemos ter as primeiras audiências públicas”, disse.
Greca também ressaltou os estudos, junto ao Governo do Estado, para a implantação de uma agência metropolitana para gerenciar o transporte coletivo da RMC.
Comments