Governo envia 307 mil vacinas para as 22 Regionais

25/06/2021


Doses estão sendo enviadas de acordo com a cobertura proporcional



O Governo do Estado realizou mais uma força-tarefa para acelerar o envio de vacinas contra a Covid-19 e medicamentos do kit de intubação para todas as 22 Regionais de Saúde na tarde desta sexta-feira (25). Ao todo foram encaminhadas, por via aérea e terrestre, 307.180 vacinas e 116.083 medicamentos.


“Enviamos vacinas e medicamentos para todos os municípios do Paraná, viabilizando que todos possam retirar ainda nesta sexta-feira o seu quantitativo na Regional de Saúde de sua abrangência”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. "Com isso, daremos prosseguimento ao processo de enfrentamento à doença em todo o Estado".


O novo lote enviado pelo Ministério da Saúde contempla 439.340 vacinas contra a Covid-19, sendo 211.200 da CoronaVac/Butantan, 136.890 da Pfizer/BioNTech e 91.250 da Janssen, sendo que deste total 132.160 doses serão enviadas posteriormente.


Já os medicamentos são uma soma de aquisições do Consórcio Paraná Saúde (5.673), Ministério da Saúde (64.355), compra própria da Secretaria de Estado da Saúde (29.545) e doação da Klabin (16.510), que foi anunciada em reunião com o governador Carlos Massa Ratinho Junior.


LOGÍSTICA – Parte das Regionais retirou as doses por via terrestre no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), onde estão armazenadas. São elas: Paranaguá, Metropolitana, Ponta Grossa, Irati, Guarapuava, União da Vitória, Pato Branco, Francisco Beltrão e Telêmaco Borba.


As demais foram enviadas por via aérea, utilizando duas aeronaves e um helicóptero da Casa Militar e um avião e um helicóptero do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (Bpmoa), são elas: Foz do Iguaçu, Cascavel, Campo Mourão, Umuarama, Cianorte, Paranavaí, Maringá, Apucarana, Londrina, Cornélio Procópio, Jacarezinho, Toledo e Ivaiporã.


Apenas Curitiba recebeu a primeira parte ainda na quinta-feira (24). Foram 47.205 vacinas contra a Covid-19. O restante foi entregue nesta sexta.


VACINAS – Seguindo a nova metodologia de distribuição, anunciada pelo Governo nesta quinta-feira (24), as doses estão sendo enviadas de acordo com a cobertura proporcional de grupos prioritários ainda não finalizados, início da vacinação de trabalhadores do transporte e continuação da imunização da população em geral.


MEDICAMENTOS – Os mais de 136 mil medicamentos elencados no chamado “kit de intubação” incluem anestésicos, relaxantes musculares e sedativos, e serão encaminhados para hospitais do plano de atendimento Covid-19 e também para os municípios, para atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), por exemplo.

Últimas Notícias