Goethe-Institut promove evento sobre literatura indígena com Julie Dorrico e Roni Wasiry Guará

05/11/2020


Evento será transmitido através do canal do Instituto no YouTube



No âmbito das iniciativas do Goethe-Institut que incentivam as reflexões acerca das relações de poder e processos de decolonização, a Biblioteca do Goethe-Institut Porto Alegre promove na próxima quinta-feira (12 de novembro) um encontro online sobre literatura indígena com a escritora macuxi Julie Dorrico e o escritor maraguá Roni Wasiry Guará.


O evento constituirá uma roda de conversa virtual, em que o escritor maraguá compartilhará sua trajetória literária e um pouco de sua cultura. Assim, busca-se conhecer através do autor um povo étnico, ação que é também uma forma de desconstruir a noção de “índio genérico” que homogeneiza e apaga a sociodiversidade existente no território nacional.

A concepção e produção é de Lívia Biasotto em parceria com a Biblioteca do Goethe-Institut e apoio cultural da Cuco Produções.

Mais informações: https://bit.ly/gipoajulieerony​

Sobre a autora e o autor:


Julie Dorrico é doutoranda em Teoria da Literatura no PPG de Letras da PUCRS. Mestre em Estudos Literários. Autora de “Eu sou macuxi e outras histórias” (Editora Caos e Letras, 2019). Primeiro lugar no Concurso Tamoios/FNLIJ (2019). Idealizadora das páginas @leiamulheresindigenas e @literaturaindigenaro no Instagram e do canal no YouTube “Literatura Indígena Brasileira”. Pesquisadora de literatura de autoria indígena do Brasil


Roni Wasiry Guara é escritor Maraguá. Natural de Paraná do Ramos, Amazonas. O povo Maraguá habita a área indígena Maraguapajy, o país dos Maraguá, situado no município de Nova Holinda do Norte. A área abriga pessoas de três etnias: Saterê-Mawé, Parintintin e Maraguá. É professor da escola CFR - Casa Familiar Rural, que trabalha com questões voltadas ao Desenvolvimento Sustentável, à Preservação do Meio Ambiente, ao Manejo Florestal e a Técnicas Agrícolas, um ensino diferenciado. É formado em Pedagogia Intercultural Indígena e Técnico em Radiologia. É casado com Francineide Alves, é pai de Isadora e Riki Wasari.


PROGRAMAÇÃO:

A literatura indígena brasileira contemporânea: Julie Dorrico e Roni Wasiry Guara em diálogo


​12/11/2020 | 19h (Horário de Brasília) 

Transmissão: Youtube| Goethe-Institut Porto Alegre http://bit.ly/youtubegipoa


https://bit.ly/gipoajulieerony​ | biblioteca-portoalegre@goethe.de

Últimas Notícias