25/01/2022
Cida Borghetti está entre os cotados para assumir
O general João Francisco Ferreira pediu nesta terça-feira demissão do cargo de diretor-geral da Itaipu Binacional, alegando razões pessoais. Ferreira ocupava o posto desde 7 de abril de 2021, sucedendo o general Joaquim Silva e Luna, então nomeado para a presidência da Petrobras.
Entre os cotados para assumir o cargo está a ex-governadora do Paraná, Cida Borghetti (PP) – esposa do líder do governo Bolsonaro na Câmara, deputado Ricardo Barros (PP). Barros é integrante do “Centrão” – grupo de partidos que dá sustentação parlamentar a Bolsonaro. Cida Borghetti já ocupa uma vaga no conselho de administração da Itaipu, nomeada pelo presidente em maio de 2021.
Durante o período em que esteve no cargo, a Itaipu alcançou a marca de 2,8 bilhões de megawatts-hora erados desde o início da operação da usina, consolidando-se como a hidrelétrica que mais produziu energia no mundo, e conquistou as melhores marcas históricas de produtividade – a relação entre a quantidade de água que passa pelas unidades geradoras e a energia efetivamente gerada.
Comments