top of page

Flamengo entra no STJD para inverter mando contra o Athletico

  • Foto do escritor: JORNALE
    JORNALE
  • 20 de jul. de 2022
  • 2 min de leitura

20/07/2022


Rubro-Negro carioca alega que houve erro no sorteio desta terça-feira



O Flamengo acionou o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por uma liminar contra o sorteio dos mandos de campo das quartas de final da Copa do Brasil. O Rubro-Negro carioca acusou que houve erro e, por isso, quer decidir o jogo de volta contra o Athletico no Rio de Janeiro.


Em suas considerações, o Flamengo afirma que, depois dos sorteios dos quatro duelos das quartas, o time da Gávea constava como mandante do jogo de volta. Depois que a transmissão do sorteio retornou de um intervalo, houve uma inversão “indevida” da tabela, algo que não tinha previsão no regulamento, de acordo com o clube carioca.


Com o Mengão na parte de cima do chaveamento, houve então o sorteio dos mandos, quando dez bolas, com números de um a dez, foram inseridas em um pote. Na sequência, seria sorteada uma bola para os confrontos na parte de cima da tabela (ATLÉTICO-GO x CORINTHIANS; e SÃO PAULO x AMÉRICA-MG), e outra bola para os confrontos da parte inferior (FORTALEZA x FLUMINENSE, e ATHLETICO x FLAMENGO).


Se o número da bola sorteada fosse ímpar, seriam mantidos a ordem de mando do sorteio (primeiro time sorteado com o mando da primeira partida) e acaso a bola sorteada fosse par, inverter-se-ia a ordem de mando. Foi daí que surgiu toda a confusão que, na opinião dos flamenguistas, terminou injustamente.


“Com efeito, a bola sorteada para os confrontos da parte inferior da tabela, dentre eles as partidas do FLAMENGO, possuía o número 9 (nove), ímpar, razão pela qual deveria ter sido mantida a ordem de mando de campo do sorteio. Ou seja, tendo o ATHLETICO sido o primeiro time sorteado para o confronto, caberia a este o mando de campo do primeiro jogo, incumbindo ao FLAMENGO mandar o jogo final. No entanto, em razão da indevida, injustificada e irregular alteração na ordem dos times, como acima demonstrado, a CBF consolidou uma inversão na ordem de mando de campo do confronto entre FLAMENGO e ATHLETICO, o que causará inegável e irremediável prejuízo desportivo ao ora requerente”, diz o clube carioca em seu pedido de liminar.


O caso foi encaminhado ao presidente do STJD, Otávio Noronha, que pode deferir ou não o pedido de liminar. Cabe recurso, seja a decisão favorável ou não ao clube carioca.


CBF se defende

Em nota, a CBF defendeu o processo de todo o sorteio. Segundo a entidade, “como procedimento padrão, após a definição dos duelos, os times da mesma cidade foram reunidos no chaveamento para que houvesse uma alternância na ordem de quem mandaria os jogos em casa e fora.”


“Por isso, as partidas Fluminense x Fortaleza e Athletico Paranaense x Flamengo foram relacionadas. Como o Fla foi sorteado depois, sua posição no gráfico de confrontos foi ajustada. No sorteio dos mandos, a bola ímpar determinou que a ordem vista na tela seria mantida, com o Fluminense decidindo como mandante e o Flamengo como visitante”, informou o comunicado.


A confederação destacou ainda que “o mesmo cenário já se repetiu no sorteio das oitavas de final, quando a posição do Flamengo no confronto com o Atlético Mineiro foi trocada, posicionando o Fla como mandante na volta, e a de Fluminense x Cruzeiro permaneceu como estava, deixando o Flu como visitante na volta.”

コメント


Últimas Notícias

bottom of page