Flávio Arns e Oriovisto Guimarães anunciam que não disputam reeleição ao Senado
- 24 de jul.
- 1 min de leitura
24/07/2026
Atuais senadores do Paraná ficarão de fora da eleição

A disputa pelas duas vagas do Paraná no Senado em 2026 ganhou um novo cenário nesta semana. O senador Flávio Arns (PSB) anunciou que não será candidato à reeleição. Além disso, foi confirmado que outro senador paranaense, Oriovisto Guimarães (PSDB), também deixará a vida política ao fim do mandato.
Em carta aberta, Flávio Arns afirmou que a decisão foi tomada após um período de reflexão pessoal e familiar. Segundo ele, os principais objetivos estabelecidos para o mandato foram alcançados e, por isso, não disputará um novo mandato no Congresso Nacional.
Já Oriovisto Guimarães anunciou que também ficará fora das eleições de 2026. O senador afirmou que não pretende disputar mais nenhum cargo eletivo e lembrou que, ao se eleger em 2018, havia assumido o compromisso de exercer apenas um mandato. Segundo ele, a renovação é essencial para a democracia e a política não deve se transformar em uma profissão.
Com isso, dois dos três atuais senadores do Paraná deixam o Senado ao fim da legislatura. O único que permanece no cargo é Sergio Moro (PL), eleito em 2022 para um mandato de oito anos, com término previsto para 2030. Porém, Moro é pré-candidato ao governo do Paraná, o que pode abrir uma vaga para um possível suplente, caso ele seja eleito ao Palácio Iguaçu. Com isso, a renovação dos senadores paranaenses pode ser total.







Comentários