04/11/2024
O nome do festival é "Djanho"
Um festival de cinema de terror aproveitou a semana do halloween para fazer sessões de filmes no antigo necrotério do Instituto Médico Legal (IML) de Curitiba. Os ingressos se esgotaram em menos de 10 minutos. A ideia é reforçar o ambiente sombrio e aterrorizante proposto pelo festival.
O nome do festival também é peculiar: “Djanho – mostra internacional e interbairros de cinema fantástico de Curitiba, piá!”.
Uma das pessoas que foi assistir a uma das sessões foi Gislaine Ferreira da Costa. Ela considera que o ambiente deixou o filme mais interessante.
O local foi inaugurado em 1975 mas está desativado desde 2018 quando o IML foi transferido para um prédio novo, no bairro Tarumã. Hoje, o complexo do necrotério faz parte do Museu Paranaense de Ciências Forenses. O espaço permanece conservado e contém objetos que eram utilizados anteriormente no trabalho dos peritos. Por conta do valor histórico, a Polícia Científica, desde 2022, abre o espaço, também, para que as pessoas possam conhecer o acervo.
O cineasta Paulo Biscaia Filho, diretor do festival, e que também fez o filme que foi exibido no local conta que o ambiente realista e carregado de história potencializa o impacto. O próprio filme se passa e foi gravado no necrotério.
No total são 59 filmes de quatro continentes que são exibidos no festival, que ocupa cinemas e outros espaços da cidade, além do necrotério. As obras abordam desde histórias de horror até tramas de ficção científica e fantasia voltadas para o público infantil.
O festival vai até o dia 6 de novembro. A programação completa está no site www.djanho.com
Comments