top of page

Festival de Cinema Brasileiro Fantástico terá edição online

10/05/2021


Evento gratuito será realizado entre 12 e 18 de maio



Horror, ficção científica e fantasia. O real maravilhoso, o estranho, o absurdo e o afrofuturismo. Gêneros e subgêneros do cinema fantástico estão contemplados no 1º Festival de Cinema Brasileiro Fantástico Online, entre os dias 12 e 18 de maio. Gratuito e online, o evento vai exibir longas e curtas-metragens divididos em três mostras: Retrospectiva, Realizadores Fluminenses e Inéditos do Brasil e promover lives, sessões comentadas e uma masterclass. O projeto conta com o patrocínio do Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc.


Amantes ou curiosos sobre o tema poderão assistir a 41 produções brasileiras. Durante todos os dias do festival estarão disponíveis oito longas e 32 curtas. Com exceção do filme Sol Alegria que, em exibição especial, ficará disponível por 24 horas. O longa Sol Alegria, de Tavinho Teixeira, inédito nos cinemas brasileiros, fala de um futuro distópico no qual uma família viaja pelo Brasil, sobrevivendo a uma ditadura governista. Entre os nomes do elenco, está o cantor Ney Matogrosso no papel de um toureiro.


Para assistir aos filmes, basta acessar a plataforma Darkflix/Wurlak através do site www.festivalfantastico.com. Será necessário um breve cadastro com nome, e-mail e senha para o login.


"O 1º FCBF é dedicado à valorização do cinema brasileiro fantástico produzido no século XXI. A Mostra Retrospectiva conta com 17 filmes produzidos em diferentes regiões do país e que se vinculam a três eixos temáticos mapeados por nossa curadoria: Horrores do Brasil; Maravilhoso e Cotidiano e Ficção Científica e Distopia. É uma ótima oportunidade de refletir sobre a produção do cinema brasileiro fantástico deste século, apresentando filmes ligados a gêneros massivos como o horror e a ficção científica, mas também outros menos conhecidos como o afrofuturismo e o realismo maravilhoso”, comenta Fabrício Basílio, um dos diretores e curadores do evento.


Comemorando as mais de 400 produções inscritas, Otávio Lima, também diretor e curador do festival, complementa: “Quando se fala em fantástico, uma reação comum é pensar no gênero ‘terror’. Nós queremos mostrar que o fantástico vai além de um só gênero e está mais do que nunca presente nas produções recentes do cinema brasileiro, principalmente em filmes independentes, universitários e primeiros filmes, o que nos mostra uma tendência do cinema no país. Nossa logomarca é um disco voador, que em meio a uma mata tropical, povoada por seres lendários, abduz um liquidificador. Essa estranheza e o deslocamento do mundo real serve para pontuar o que é o fantástico para nós.”


Para Pedro Alves, curador do Festival de Cinema Brasileiro Fantástico Online, “o evento funcionará tanto como um ponto de partida para os amantes do fantástico que não possuem muito contato com a produção audiovisual brasileira contemporânea, quanto como um possibilitador de exibição para filmes aguardados que anteriormente ficavam dependentes de suas exibições presenciais”. Segundo ele, “a seleção de produções consegue apresentar os diferentes tons possíveis do fantástico. O conjunto de filmes selecionados apresenta a pluralidade encontrada na cinematografia fantástica dentro do nosso próprio país”.


Clique aqui para fotos dos filmes e vinheta do festival:

https://drive.google.com/drive/folders/1t3-XTm9cRzct8vBtBuK58DTux4lKpDFZ?usp=sharing

Clique aqui para a vinheta e trailer dos filmes no yotube:

https://youtu.be/PA7A9mg83UQ

https://www.youtube.com/channel/UCdol7cwli-aSlzJVeg46cDA


MOSTRAS E ATIVIDADES PARALELAS

São três mostras: Retrospectiva, com oito longas e dez curtas-metragens realizados entre 2013 e 2020; Realizadores Fluminenses, com nove curtas produzidos entre 2018 e 2021 de profissionais nascidos ou residentes no estado do Rio; e Inéditos do Brasil, com 14 curtas-metragens finalizados entre 2018 e 2021 de cidades como Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Recife, Salvador, Cordisburgo e Manaus.


Entre os filmes inéditos no circuito comercial estão os longas Sol Alegria, de Tavinho Teixeira, e Skull - A Máscara de Anhangá, de Armando Fonseca e Kapel Furman. Um dos destaques de curta-metragem é O Prazer de Matar Insetos, de Leonardo Martinelli, vencedor do Prêmio do Público do Panorama Carioca na edição especial de 30 anos do Curta Cinema.


Com apoio do Centro de Artes UFF, haverá uma masterclass com Fabrício Basílio no dia 18 de maio, às 17h, com o tema Entre horrores e maravilhas: duas tendências do cinema brasileiro fantástico contemporâneo. Ele é graduado em Comunicação e Audiovisual e tem Mestrado em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense. Vai abordar o tema sob a perspectiva do cinema brasileiro fantástico contemporâneo a partir de dois eixos temáticos: horrores do Brasil e maravilhoso e cotidiano. Discutirá o gênero fantástico e suas complexidades no cinema e na literatura, focando no horror e no realismo maravilhoso e ilustrando como estes reverberam em filmes selecionados pelo festival. Não é preciso se inscrever antecipadamente, só acessar o endereço https://www.youtube.com/centrodeartesuffoficial


Serão promovidos oito debates online entre os dias 12 e 18 de maio, às 19h, com convidados especiais. Já a Mostra Retrospectiva terá cinco sessões comentadas por especialistas, a partir de vídeos publicados no IGTV do Instagram (@festivalfantastico) durante o festival. São eles:


13/05 - Histórias que Só Existem Quando Lembradas, de Julia Murat, Brasil, Argentina, França, 90', 2012, 10 anos - Sessão comentada por Fabrício Basílio


14/03 - Chico, dos Irmãos Carvalho, Rio de Janeiro (RJ), 2016 - Sessão comentada por Waldson Souza


15/05 - Sol Alegria, de Tavinho Teixeira, João Pessoa (PB), 90’, 2018 - Sessão comentada por Arthur Lins


16/05 - O Desejo do Morto, de Ramon Porto Mota, Campina Grande (PB), 33’, 2013, 16 anos - Sessão comentada por Beatriz Saldanha


17/05 - Morto Não Fala, de Dennison Ramalho, Porto Alegre (RS), 110’, 2019, 16 anos - Sessão comentada por Gurcius Gewdner

Últimas Notícias

bottom of page