top of page

Festa no MON celebra abertura do 30º Festival de Teatro de Curitiba

29/03/2022


Um dos maiores eventos de artes cênicas da América Latina



O Museu Oscar Niemeyer foi palco na noite desta segunda-feira (28) da festa oficial de abertura do 30º Festival de Teatro de Curitiba, que reuniu cerca de 2.500 pessoas no vão-livre e na área externa do MON em forte clima de reencontro com a cultura, com a vibrante cena teatral e com a própria cidade. O festival começa oficialmente nesta terça (29) e segue até 10 de abril.


Entre as atrações da festa de abertura, performances artísticas e a presença de figuras importantes para a história do festival como a coreógrafa Deborah Colker – que traz nesta edição seu novo espetáculo “Cura” – e a fotógrafa Lenise Pinheiro, responsável pelo registro dos primeiros e grandes momentos do festival. Uma exposição no MON e lambe-lambes espalhadas pela cidade prestam uma homenagem à longa parceria da fotógrafa com o festival. Em seu discurso na abertura, Lenise sintetizou o espírito do evento: “eu faria tudo outra vez”.


O secretário estadual da Comunicação Social e da Cultura, João Evaristo Debiasi, esteve no evento, e a superintendente-geral da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, participou do vídeo de abertura representando o governo estadual, que apoia esta edição. “Falar de teatro no Brasil sem mencionar o Festival de Teatro de Curitiba é ignorar um importante capítulo da história”, enfatizou.


Além do apoio via Copel e Sanepar, o Governo do Paraná, através da Superintendência da Cultura, vai receber espetáculos e eventos paralelos na Biblioteca Pública do Paraná, no próprio MON e no Teatro Guaíra – um dos espaços mais tradicionais na história do FTC.


O criador do FTC, Leandro Knopholz, lembrou do início do festival, inaugurado simultaneamente à Ópera de Arame, e outros marcos importantes do evento, que se tornou o maior de artes cênicas da América Latina. Ele fez um agradecimento pessoal a três pessoas, todos in memoriam, fundamentais para o festival: o jornalista e diretor da Folha de São Paulo, Otávio Frias Filho; o ex-governador Jaime Lerner e a jornalista, ex-secretária de Estado da Cultura e ex-presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Lúcia Camargo, que passou a dar nome à principal mostra do evento.


O Festival segue de 29 de março a 10 de abril, com 200 atrações, movimentando cerca de 900 artistas e gerando cerca de 4 mil empregos, entre diretos e indiretos. A programação completa pode ser acessada no site do evento.

Comentários


Últimas Notícias

bottom of page