23/08/2023

O beijo na boca que o presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), Luis Rubiales, deu na atacante Jenni Hermoso continua gerando polêmica e uma crise na Seleção Espanhola.
Segundo o site "Relevo", o grande problema é o pedido de desculpas pelo selinho após o título da Copa do Mundo Feminina. O portal informa qiue as declarações atribuídas à atleta sobre o episódio e divulgadas pela RFEF no último domingo não foram de fato dela. Elas teriam sido escritas pelo departamento de comunicação da federação.
De acordo com o site espanhol, a estratégia do discurso criado pela federação era evitar que autoridades comentassem o assunto. Hermoso e seus familiares se recusam a comentar o assunto.
Quem é Luis Rubiales
Luis Rubiales Béjar é um ex-jogador de futebol e dirigente esportivo espanhol, presidente da Real Federação Espanhola de Futebol desde 17 de maio de 2018. Anteriormente foi presidente da Associação de Futebolistas Espanhóis (AFE).
Luis Rubiales nasceu em Las Palmas de Gran Canaria, nas Ilhas Canárias, em 23 de agosto de 1977. Começou a jogar futebol nas categorias de base do Vecindario CF, antes de passar por Guadix CF, RCD Mallorca B, UE Lleida, Xerez CD, Levante UD e Alicante CF.
Como jogador, Rubiales atuou como lateral-esquerdo e alcançou a primeira divisão espanhola com o Levante UD, em 2004. No entanto, nunca se firmou na elite do futebol espanhol e encerrou a carreira em 2010, aos 33 anos.
Após se aposentar dos gramados, Rubiales ingressou na AFE, onde foi eleito presidente em 2012. Na época, a federação estava em crise financeira e política, e Rubiales foi responsável por reestruturar as finanças da entidade e melhorar as condições de trabalho dos jogadores.
Em 2018, Rubiales foi eleito presidente da RFEF, sucedendo Ángel María Villar. Desde então, ele tem sido responsável por uma série de mudanças na federação, incluindo a criação de uma nova liga profissional feminina, a Superliga Feminina.
Rubiales também tem sido alvo de críticas, principalmente por sua gestão financeira da RFEF. Em 2022, ele foi acusado de irregularidades no pagamento de comissões a intermediários, em um negócio envolvendo a venda dos direitos de transmissão da Copa do Rei.
Apesar das polêmicas, Luis Rubiales continua sendo um dos dirigentes mais poderosos do futebol espanhol. Ele tem um mandato até 2024, e sua reeleição é considerada certa.
Foto: Reprodução vídeo YouTube
Comments