top of page

Febre Oropouche: conheça os sintomas da doença que pode ser confundida com dengue



Recentemente, os casos de Febre Oropouche no Brasil tiveram um aumento significativo. Somente em 2024, são mais de 6.600 pessoas que contraíram a doença, a maioria concentrada no Amazonas e Rondônia, embora com notificações em todos os estados do país, inclusive no Paraná, de acordo com o Ministério da Saúde.


A doença é transmitida pelo mosquito Culicoides paraenses, também conhecido como mosquito-pólvora.


Os sintomas são parecidos com o da dengue e da chikungunya: dor muscular, dor nas articulações, dor de cabeça, náusea e diarreia.


De acordo com o Instituto Butatan, em casos de complicações, podem ocorrer manifestações neurológicas como meningite e meningoencefalite, e manifestações hemorrágicas através de sangramento na gengiva e nariz e manchas avermelhadas na pele.


“Os sintomas costumam ficar mais fortes entre o segundo e o sétimo dia, momento ideal para fazer o teste que pode comprovar ou não a doença. Idosos, crianças e imunocomprometidos correm mais risco de complicações, embora elas continuem sendo consideradas raras até nestes grupos.”


Para o tratamento, é indicado remédios antitérmicos sob orientação médica e repouso. Semelhante a dengue, é contraindicado o uso de remédios como ibuprofeno e corticoides.


Se previna evitando lugares onde há muitos mosquitos, use roupas que cobrem o corpo todo e passe repelentes. Remova possíveis criadouros de mosquito em águas paradas.


Imagem: (Reprodução/Instituto Butantan)

Comments


Últimas Notícias

bottom of page